Segurança da composição: O que é isso?

Esclarecimentos sobre o quesito “Segurança da composição”

O que é isso?

Todos sabemos que existem uma série de componentes químicos industriais nos produtos que usamos diariamente e que, alguns desses componentes, podem ser prejudiciais para nossa saúde.

Os problemas que esses componentes podem trazer, segundo os estudos desenvolvidos pelas instituições e organizações, variam desde uma simples alergia ou irritação, que se resolve apenas deixando de usar o produto, até a suspeita de desenvolvimento de câncer com uso prolongado ou alterações no DNA humano.

Existe, na internet, uma fonte séria e confiável através da qual qualquer um de nós pode pesquisar as informações conhecidas sobre a imensa maioria desses componentes, a EWG, ou Environmental Working Group.

O site, em inglês, funciona como um verdadeiro banco de dados que, além de dar o nível de toxicidade de cada componente, também descreve todas as reações que seu uso pode acarretar, citando fontes e estudos.

Anteriormente, o quesito “Segurança da Composição” levava em conta também uma lista de componentes não recomendados por Aubrey Hampton, um bio-químico norte-americano que desenvolveu alguns estudos sobre componentes químicos. No entanto, os mesmos componentes não recomendados por Aubrey também estão listados com algum nível de toxicidade pela EWG, assim, para facilitar o meu trabalho e o entendimento de vocês, optei por manter as especificações da EWG.

Permanecerá também a lista de componentes não indicados para pessoas com rosácea ou pele sensível, que é importante não só para mim mas também para muitos leitores que conheceram o blog devido ao meu post sobre um diagnóstico errado de rosácea que eu sofri anteriormente, quando na verdade tive um quadro de dermatite perioral.

Essas informações não estão aqui para prejudicar fabricantes e sim para ajudar leitores e consumidores na escolha de produtos seguros para sua saúde e de seus familiares.

Também não significa que um produto com nível de toxicidade alto (de 7 a 10) obrigatoriamente causará problemas para todas ou para a maioria das pessoas ou que um produto com nível de toxicidade baixo (de 0 a 2) não causará problema algum. Esses índices servem apenas como alerta e, principalmente, como base para pessoas que, como eu, facilmente desenvolvem alergias a determinados produtos e muitas vezes ficam perdidas, sem saber o que pode ter lhes causado problemas.

Abaixo da composição do produto há uma legenda indicativa do nível de toxicidade de cada componente. Caso tenha alguma dúvida sobre quais as reações e sintomas o componente possa trazer, consulte o site do Environmental Working Group.

(Observação importante: Posts antigos ou que já estavam prontos antes da decisão sobre a mudança ainda estarão com as informações configuradas da forma anterior.)

Update 6.junho.2016

A partir desta data, modifiquei novamente a forma de expor a segurança da composição dos produtos.

O site EWG disponibilizou uma ferramenta que calcula a toxicidade do produto, levando em consideração não só os componentes mas também a concentração de cada um deles na fórmula.

Assim, no quesito Segurança da Composição vocês terão acesso ao link que direciona para a página do produto, com a listagem de todos os componentes e sua toxicidade, e também a qualificação geral do produto.

Produtos com risco baixo, qualificados com índice 1 e 2 no EWG, terão nota 5 e 4,5 aqui no blog, respectivamente.

Produtos com risco moderado, qualificados com índice 3 a 6 no EWG, terão nota de 4 a 2,5 aqui no blog.

E produtos com risco alto, qualificados com índice 7 a 10 no EWG, terão nota de 2 a 0,5 aqui no blog.

Para facilitar, segue um resumo abaixo (que também estará presente em todos os posts de resenha):

Legenda indicativa do nível de toxicidade, segundo o Environmental Working Group:

  • Verde: de 1 a 2, risco baixo (classificação no EWG = nota do Blog: 1 = 5 / 2 = 4,5)
  • Laranja: de 3 a 6, risco moderado (classificação no EWG = nota do Blog: 3 = 4 / 4 = 3,5 / 5 = 3 / 6 = 2,5)
  • Vermelho: de 7 a 10, risco alto (classificação no EWG = nota do Blog: 7 = 2 / 8 = 1,5 / 9 = 1 / 10 = 0,5)

(Observação importante: Posts que já estão no blog ou que já estavam prontos a partir dessa data, permanecerão com a qualificação anterior).

1 comentário (+adicionar seu?)

  1. Jacqueline
    out 01, 2016 @ 21:32:13

    Nós,consumidores,devemos cada vez mais cobrar das empresas,produtos mais saudáveis,pois,algumas empresas pensam somente no lucro,não se interessando na saúde dos clientes.
    Um exemplo disso é o leite,que algumas empresas adicionam soda cáustica.
    Nesse ano,fervi um leite que,aparentemente,estava perfeito dentro da caixa,sem cheiro,na validade e não tinha nenhum furo. O leite,depois de fervido,ficou como um queijo.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: