Testei: Batom Líquido Matte (Ricosti)

Oi, tudo bem?

post de hoje é com a resenha do Batom Líquido Matte da Ricosti, que eu recebi na minha Glambox Fashion & Health, de Maio do ano passado.

Eu nunca havia usado os batons da marca mas não me eram totalmente desconhecidos porque a Brunette (apelido pelo qual eu chamo a Bruna) do blog Esmalte Maníaca já postou infinitas fotos combinando os batons da marca com suas esmaltações e eu sei que ela A-D-O-R-A esse batom.

A cor que eu recebi foi a Donna, um roxo com fundo pink.

Vamos conferir a resenha? 🙂

Batom Líquido Matte

Marca: Ricosti

Fabricante: Ricosti Cosméticos Ind. e Com. Ltda. EPP

Descrição: batom líquido

Conteúdo: 4,5ml

O que promete:
(Não há informação na embalagem.)

Modo de usar:
Aplicar uma camada fina sobre os lábios.

Precauções:
Manter fora do alcance de crianças. Não aplicar sobre a pele irritada ou lesionada. Em caso de irritação suspender o uso. Manter em lugar fresco, ao abrigo de luz e calor. Uso externo.

Composição: C10-13 Isoparaffin, Aluminum Stearate, Cera Alba, Ozokerite, Polyisobutene, Dimethicone/ Cetearyl Dimethicone Crosspolymer, Propylparaben, Butyrospermum Parkii (Shea) Butter, Tricalcium Phosphate, Parfum (Benzyl Benzoate). Pode conter: CI 15850, CI 77499, CI 14720, CI 45410, CI 77891, CI 77491, CI 12490, CI 77492, CI 14270, CI 77007.

O teste: Apliquei diretamente sobre os lábios, sem a utilização de primer ou qualquer outro truque para aumentar a durabilidade ou pigmentação do batom.

Avaliação

Textura, Aplicação e Cheiro: 4 (Bons)

É um batom “líquido” muito cremoso na verdade, de consistência quase mousse e textura aveludada. É um pouquinho só mais denso que o LoverKiss da BellaOggi.

É muito fácil de aplicar, mesmo tendo o tipo de embalagem de gloss labial e sua textura permite controle na aplicação, inclusive para contornar os lábios.

Infelizmente ele tem um cheiro de baunilha meio enjoativo. Vi em outras resenhas que muitas das meninas que usam esse batom gostam do cheiro do produto. Obviamente, é algo muito pessoal. Como ele continua perceptível após aplicado, eu me senti meio enjoada depois de algumas horas sentindo o cheiro adocicado de baunilha.

Pigmentação, Cobertura e Acabamento: 5 (Ótimos)

É bem pigmentado, cobre com uma única camada sem deixar falhas. Não marca, mesmo nas áreas mais ressecadas dos lábios e o acabamento é realmente mate.

Durabilidade: 4 (Boa)

Ele seca totalmente em alguns minutos e não transfere.

É um batom com boa durabilidade mas, para mim, cerca de 3 horas após aplicado, tendo comido e bebido normalmente, ele começou a perder totalmente a cor na área central, onde os lábios se tocam.

Fora isso, cerca de 6 a 7 horas após aplicado, começou a acumular levemente nos sulcos dos lábios mas continuou firme e forte no contorno, sem escorrer.

Embalagem: 4 (Boa)

Já comentei algumas vezes aqui no blog que eu não gosto deste tipo de embalagem de gloss, mas eu tenho notado que ela funciona bem para alguns batons líquidos de textura mais densa.

É o que acontece com este da Ricosti.

A ponta do aplicador não é muito mole e, como o produto é bem pastoso, fica fácil aplicar e delinear os lábios com o batom.

A embalagem é transparante, o que possibilita a visualização da cor e facilita a escolha.

O nome da cor, lote e validade do produto estão impressos na parte transparente do corpo da embalagem. Uma dúvida que fica é sobre a legibilidade dessas informações (impressas com tinta preta) nos batons mais escuros.

A composição, infelizmente, só está presente no lacre plástico que (quase) sempre jogamos fora.

Preço: 5 (até R$ 15,00)

O preço médio é de R$ 11,60* e eu pude encontrar variações entre R$ 7,50 a R$ 15,70 a unidade. Ou seja, uma diferença que pode ultrapassar os 100%. Por isso, pesquisem antes de comprar.

Facilidade de encontrar: 3 (Relativamente fácil de encontrar)

Eu nunca vi os produtos da marca à venda nas perfumarias e lojas de cosméticos físicas que eu costumo frequentar.

Achei o produto apenas em algumas opções de lojas virtuais e alguns vendedores no Mercado Livre.

Para pesquisar preços em lojas virtuais, clique aqui.

Segurança da composição: 2,5 (Médio Risco)

(O que é isso?)

Composição: C10-13 Isoparaffin, Aluminum Stearate, Cera Alba, Ozokerite, Polyisobutene, Dimethicone/ Cetearyl Dimethicone Crosspolymer, Propylparaben, Butyrospermum Parkii (Shea) Butter, Tricalcium Phosphate, Parfum (Benzyl Benzoate). Pode conter: CI 15850, CI 77499, CI 14720, CI 45410, CI 77891, CI 77491, CI 12490, CI 77492, CI 14270, CI 77007.

Score na EWG: 6clique aqui para conferir os níveis de cada um dos componentes.

Legenda indicativa do nível de toxicidade, segundo o Environmental Working Group:

  • Verde: de 1 a 2, risco baixo (classificação no EWG = nota do Blog: 1 = 5 / 2 = 4,5)
  • Laranja: de 3 a 6, risco moderado (classificação no EWG = nota do Blog: 3 = 4 / 4 = 3,5 / 5 = 3 / 6 = 2,5)
  • Vermelho: de 7 a 10, risco alto (classificação no EWG = nota do Blog: 7 = 2 / 8 = 1,5 / 9 = 1 / 10 = 0,5)

Componentes não indicados para pessoas com rosácea e/ou pele sensível:

  • Propylparaben: parabeno.
  • Parfum: perfume.

Recapitulando…

Textura, Aplicação e Cheiro: 4 x 2 = 8
Pigmentação, Cobertura e Acabamento: 5 x 2 = 10
Durabilidade: 4 x 3 = 12
Embalagem: 4 x 0,5 = 2
Preço: 5 x 1 = 5
Facilidade de encontrar: 3 x 0,5 = 1,5
Segurança da composição: 2,5 x 1 = 2,5

Média: 4,1

Avaliação Geral: estrela4

Considerações finais:

Eu gostei muito do produto e gostaria de ter outras cores, apesar do cheiro ter me deixado um pouco enjoada.

Ainda estou pensando se vou me arriscar a ter mais alguns. Se eu decidir que sim, farei um update neste post, incluindo as fotos das outras cores. 😉

E vocês, já usaram o Batom Líquido Matte da Ricosti? Contem para a gente nos comentários.

Beijocas e até o próximo post.

Fabi.


(*) Média de preço pesquisada na data deste post. Pode sofrer alterações.

2 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Joseane
    abr 03, 2017 @ 19:12:06

    Oi Fabi! oh eu novamente comentando sobre batom, rsrs

    Desconfio que a formula mudou, tinha um vermelho, n lembro o nome, que apesar de lindo nao secava totalmente, mas tenho esse “roxinho” e acho bem melhor.

    Vc ja usou os da Bruna Tavares???
    Bjoo

    Responder

    • Necessaire de Mulher
      abr 04, 2017 @ 11:47:26

      Oi, Joseane! Tudo bem? Os da Bruna são da Tracta, não é? Ainda não usei. Achei o preço meio salgadinho. Não tenho comprado muito cosmético ultimamente, sabe? Acaba aparecendo tanta coisa que eu fico com pena de tanto produto acumulado por aqui. Eu não uso maquiagem no meu dia a dia, então os bichinhos ficam meio abandonados aqui. Hahahahaha. Você já usou os da Bruna? O que achou?
      Beijocas.
      Fabi.

      Responder

Deixe um comentário

