Testei: Sabonete de Argila e Copaíba (Força da Terra)

Oi, pessoal, tudo bem?

Quando eu comprei o Óleo de Copaíba e de Andiroba da Força da Terra vi que a marca também tinha o sabonete em barra de Argila e Copaíba. Como o óleo não era para lavar o rosto, eu decidi comprar também o sabonete.

Em sua descrição, consta que é um sabonete esfoliante, para peles mistas e oleosas, mas eu quis testar mesmo tendo pele seca.

Primeiro, eu gostaria de fazer algumas observações.

No site da marca, é informado que o sabonete “não contém essência e conservante”. Essa informação sobre essência induz ao erro porque dá a entender que o produto não tem fragrância ou perfume e basta olhar a lista de componentes para encontrar “Fragrance” na composição. Então, sempre verifiquem os componentes dos produtos. 😉

Agora vamos às informações sobre esse sabonete e como foi a minha experiência com seu uso.

Sabonete de Argila e Copaíba

Marca: Força da Terra

Fabricante: Benessere Comércio Produtos Naturais Ltda.

Descrição: sabonete de esfoliação natural para peles mistas e oleosas

Conteúdo: 100g

O que promete:
A Força da Terra combinou a Argila e o Óleo de Copaíba para limpar e manter o equilíbrio da oleosidade da pele. Proporciona uma espuma cremosa e suave que faz do banho o melhor momento do dia. Pode ser usado também no rosto.

Como usar:
(Não há informação na embalagem).

Precauções:
(Não há informação na embalagem).

Composição: Balsam Copaiba Resin (Óleo de Copaíba), Kaolin (Argila), Fragrance, Etidronic Acid, Sodium Chloride, Tetrasodium EDTA, Glycerin, Sodium Hydroxide, Sodium Tallowate, Sodium Palm Kernelate, Disodium Distyrylbiphenyl Disulfonate e Aqua.

O teste: Testei o uso do produto no rosto (aplicando diretamente ou apenas a espuma) e no corpo (aplicando a barra diretamente sobre a pele do corpo).

Avaliação

Textura, Aplicação e Rendimento: 4 (Bons)

É um sabonete “duro”, marrom-escuro, quase preto, que não se desgasta rapidamente.

Apesar de ser um sabonete esfoliante, suas partículas são bem finas e suaves. Só é possível sentir a ação esfoliante usando o sabonete diretamente sobre a pele. Se você fizer espuma com o sabonete entre as mãos e aplicar apenas a espuma, vai perceber que é uma espuma muito suave e cremosa, de cor marrom-acizentada.

Na foto abaixo vocês podem conferir o formato da barra. Na imagem inferior, uma foto com zoom após a barra ter sido usada algumas vezes. É possível ver os pequenos grânulos esfoliantes (Clique sobre a imagem para visualizá-la em tamanho maior).

Cheiro: 3 (Regular)

Particularmente acho que não deveria conter fragrância ou perfume, já que a marca é uma marca direcionada a produtos naturais.

No entanto, como não há informação de que o produto foi desenvolvido para peles sensíveis, pode ser até aceitável a presença de fragrância na formulação, embora eu ainda ache errado dizer no site que o produto “não contém essência”.

Isso posto, o cheiro é suave mas sem nenhum diferencial e sem qualquer fixação. Felizmente, não tem o cheiro horrível do óleo de copaíba.

Resultados: 1 (Péssimos)

Sabemos que o sabonete é para pele mista ou oleosa e que minha pele é seca, certo? Certo. Porém, o problema que eu tive com o uso desse sabonete não foi ressecamento, foi bem mais complicado.

Por ter a pele do rosto bem sensível, é óbvio que eu não apliquei a barra diretamente no rosto, evitando assim a esfoliação do rosto. Fiz espuma entre as mãos e apliquei apenas a espuma. Mesmo assim, não pude usar o produto no rosto. Dois dias de uso, com 2 aplicações diárias (pela manhã e à noite) e a pele do meu rosto ficou extremamente irritada. Não ressecou como eu esperava, irritou mesmo, ficando bem avermelhada.

Desisti do uso no rosto e parti para o uso corporal. O resultado foi desastroso. Tive uma reação alérgica ao sabonete, que resultou em uma coceira terrível por todo o corpo e que durou aproximadamente 5 dias, mesmo tendo suspendido o uso logo no primeiro dia.

Foi preciso aplicar um creme anti-prurido, principalmente na região abdominal, tanta era a coceira causada pelo sabonete.

Embalagem: 3 (Regular)

Sabonete com embalagem simples, diretamente no plástico, com rótulos redondos de papel na frente e no verso, contendo as informações sobre o produto.

Preço: 5 (até R$ 15,00)

O preço sugerido pela marca é de R$ 13,00*.

Facilidade de encontrar: 3 (Relativamente fácil de encontrar)

Eu encontro o produto à venda em apenas uma loja virtual, que é a Natue, loja de produtos naturais que eu tenho o hábito de comprar há bastante tempo.

Agora, a Força da Terra também tem sua loja virtual própria, o que deixou o processo de compra um pouquinho mais fácil.

Segurança da composição: 3 (Requer atenção)

(O que é isso?)

Composição: Balsam Copaiba Resin (Óleo de Copaíba), Kaolin (Argila), Fragrance, Etidronic Acid, Sodium Chloride, Tetrasodium EDTA, Glycerin, Sodium Hydroxide, Sodium Tallowate, Sodium Palm Kernelate, Disodium Distyrylbiphenyl Disulfonate e Aqua.

Legenda indicativa do nível de toxicidade de cada componente, segundo o Environmental Working Group:

  • Verde-Claro e Verde-Escuro: de 0 a 2, nível baixo
    (0 = verde-claro, 1 a 2 = verde-escuro)
  • Laranja: de 3 a 6, nível médio;
  • Vermelho e Vinho: de 7 a 10, nível alto
    (7 a 8 = vermelho, 9 a 10 = vinho)

Componentes não indicados para pessoas com rosácea e/ou pele sensível:

  • Fragrance: fragrância.

Como o único componente de alerta vermelho é a Fragrance, acho que não é necessário colocá-lo como um produto “Um pouco arriscado” no quesito segurança, prevalecendo o alerta laranja.

Recapitulando…

Textura, aplicação e rendimento: 4 x 2 = 8
Cheiro: 3 x 2 = 6
Resultados: 1 x 3 = 3
Embalagem: 3 x 0,5 = 1,5
Preço: 5 x 1 = 5
Facilidade de encontrar: 3 x 0,5 = 1,5
Segurança da composição: 3 x 1 = 3

Média: 2,8

Avaliação Geral: estrela3

Considerações finais:

Eu confesso que fiquei traumatizada com o uso do produto. Independentemente dele não ter sido um bom produto para o uso no meu rosto, que é muito sensível, eu nunca tive uma reação alérgica sequer parecida com a que eu tive usando esse sabonete no corpo. Foi terrível.

A marca tem outras opções de sabonete em barra “para todos os tipos de pele” e também opções de sabonete líquido mas depois dessa experiência, não tenho coragem de experimentar qualquer um deles.

E vocês, conhecem ou já usaram esse sabonete? Contem para a gente como foi a experiência!

Beijocas e até o próximo post.

Fabi.


(*) Preço pesquisado na data deste post. Pode sofrer alterações.

4 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Julia
    jan 01, 2017 @ 18:17:11

    Nossa q estranho vc ter essa reação de um produto natural, sua pele deve ser bem sensível.
    http://www.verdeveggie.blogspot.com.br

    Responder

    • Necessaire de Mulher
      jan 01, 2017 @ 22:20:16

      Olá, Julia, tudo bem. Além da minha pele ser bem sensível, como eu já mencionei algumas vezes aqui no blog em diversos posts, principalmente no post sobre dermatite, um produto natural de verdade não deve conter fragrância nem perfume. Infelizmente, esse produto contém fragrância. Embora seja divulgado que não contém, o componente está listado na embalagem.
      Beijocas.
      Fabi

      Responder

  2. gracielle
    jun 01, 2017 @ 09:44:34

    Olá! A argila provação irritação nas primeiras aplicações e depois passa se a pessoa não for alérgica. Sendo alérgica, a argila provoca coceira mesmo. Eu tenho alergia a argila verde, os outros tipos de argila não provocam alergia em mim. Você pode ser alérgica a este tipo de argila e não necessariamente será alérgica em outras.

    Responder

    • Necessaire de Mulher
      jun 05, 2017 @ 21:25:39

      Oi, Graciele, tudo bem? Eu utilizo argila natural normalmente na minha pele (tenho um kit com várias cores de argila) e nenhuma delas me causa reação. Acho que existe uma grande incoerência nesse produto, que no site diz que ‘não contém essência’ mas na composição o produto leva fragrância, que provavelmente foi o que me causou reação, pois perfume é um produto altamente irritativo para quem tem pele sensível como a minha, principalmente quando em alta concentração na fórmula do produto.
      Beijocas.
      Fabi.

      Responder

Deixe um comentário

