Testei: Sensodyne True White (Sensodyne)

Oi, pessoal, tudo bem?

Eu sei que fazer resenha de pasta ou creme dental pode parecer muito estranho mas grande parte do público do blog passou pelo mesmo problema de pele que eu (dermatite perioral, já expliquei todo o problema aqui) e um dos principais produtos que podem causar a dermatite é justamente a pasta de dentes, o que é bem complicado porque é um produto de uso diário e que obviamente a gente não associa a algum tipo de problema.

Desde então, sempre que eu tenho a oportunidade, eu acabo fazendo a resenha de algum creme ou pasta dental diferenciado. É o caso do post de hoje, que é sobre o creme dental True White, da Sensodyne, que eu recebi na minha Glambox de Outubro do ano passado.

Sensodyne True White

Marca: Sensodyne

Fabricante: GlaxoSmithKline do Brasil Ltda.

Descrição: creme dental branqueador de uso diário especializado para dentes sensíveis

Conteúdo: 100g

O que promete:
A escovação com creme dental abrasivo desgasta as áreas sensíveis dos dentes.

Sensodyne True White possui a formulação com menor abrasividade entre os cremes dentais Sensodyne.

Com a escovação diária, duas vezes ao dia:
É clinicamente comprovado para o alívio da sensibilidade. (Com pelo menos 2 semanas de uso).

Ajuda a restaurante a verdadeira cor de seus dentes.

Forma uma camada protetora que ajuda a prevenir a formação de novas manchas.

Refresca o hálito, protege contra as cáries e ajuda a manter as gengivas saudáveis.

Modo de uso:
Escove seus dentes duas vezes ao dia, e não mais que três, evitando engolir e expelindo o produto após a escovação.

Advertência e restrições de uso:
Siga sempre as instruções da embalagem. Dentes sensíveis podem indicar um problema sério que exige a supervisão de um dentista. Não desaparecendo os sintomas durante as quatro primeiras semanas de uso, interrompa a utilização do produto e procure a orientação de um profissional. Como em outros produtos de uso oral, se houver alguma irritação, interrompa o uso. Não usar em crianças menores de 12 anos de idade, a menos que recomendado por seu dentista ou médico. Mantenha fora do alcance das crianças. Contém Fluoreto de Sódio. Se estiver ingerindo flúor proveniente de outras fontes, consulte o seu dentista ou médico. Evitar a ingestão do produto. Conservar em temperatura ambiente.

Composição: Sodium Fluoride 0,3152g (contém 1426 pp, de íon flúor), Potassium Nitrate 5%, Pentasodium Triphosphate 5%, Sorbitol, Glycerin, Hydrated Silica, Aqua, PEG-6, Cocamidopropyl Betaine, Aroma*, Titanium Dioxide, Xanthan Gum, Sodium Saccharin, Sodium Hydroxide. Contém Fluoreto de Sódio. *Contém d-Limonene e Cinnamal.

O teste: Usei diariamente, pelo menos duas vezes ao dia, desde o recebimento do produto em Outubro do ano passado.

Avaliação

Textura, Aplicação e Rendimento: 4 (Bons)

É uma pasta cremosa, branca e sem qualquer grânulo abarasivo perceptível.

Mesmo sem conter Sodium Laureth Sulfate ou Sodium Lauryl Sulfate, faz uma quantidade de espuma agradável. Lembrando que não é a quantidade de espuma e nem mesmo a pasta de dentes que garantem uma boa higienização dos dentes e da boca, e sim a escovação. No entanto, muitas pessoas têm dificuldades em se adaptar às pastas de dentes que não fazem espuma.

Sabor: 4 (Bom)

Tem um sabor suave, levemente mentolado.

Resultados: 4 (Bons)

Não tive irritação da gengiva, da mucosa bucal ou da pele ao redor da boca.

A sensação de limpeza e frescor deixada pela pasta são boas mas eu não notei remoção de manchas dos dentes ou clareamento dos mesmos e esse é justamente o diferencial prometido pela marca em relação ao produto: “Remove manchas suavemente com o mínimo desgaste nas áreas sensíveis”. Acho que com mais de 3 meses de uso já daria para notar alguma diferença, concordam?

Para mim, o “mínimo desgaste” não cumpriu com a premissa do produto.

Em relação à diminuição da sensibilidade nos dentes eu não posso opinar porque meus dentes não tenho sensibilidade nos dentes então, obviamente, não consigo dizer se a sensibilidade diminuiu ou não.

Embalagem: 4 (Boa)

A bisnaga e a tampa têm um formato diferenciado da maior parte dos outros produtos da categoria. A bisnaga é mais curta e mais “gordinha” e a tampa é afunilada, com uma base larga que permite que a bisnaga fique em pé sobre a tampa.

Apesar de vir em uma caixinha, todas as informações sobre o produto estão na bisnaga, inclusive a composição.

Infelizmente, a tampa é de rosca. Prefiro tampas do tipo flip-top como a do Gel Dental Cativa Natureza. Muito práticas!

Preço: 4 (entre R$ 15,01 e R$ 40,00)

O preço médio do produto é de R$ 18,50*.

Facilidade de encontrar: 4 (Fácil de encontrar)

Pode ser facilmente encontrada em farmácias, drogarias e supermercados, tanto em lojas físicas quanto em lojas virtuais.

Para pesquisar preços em drogarias e farmácias virtuais, clique aqui.

Segurança da composição: 3 (Requer atenção)

(O que é isso?)

Composição: Sodium Fluoride 0,3152g (contém 1426 pp, de íon flúor), Potassium Nitrate 5%, Pentasodium Triphosphate 5%, Sorbitol, Glycerin, Hydrated Silica, Aqua, PEG-6, Cocamidopropyl Betaine, Aroma*, Titanium Dioxide, Xanthan Gum, Sodium Saccharin, Sodium Hydroxide. Contém Fluoreto de Sódio. *Contém d-Limonene e Cinnamal.

Legenda indicativa do nível de toxicidade de cada componente, segundo o Environmental Working Group:

  • Verde-Claro e Verde-Escuro: de 0 a 2, nível baixo
    (0 = verde-claro, 1 a 2 = verde-escuro)
  • Laranja: de 3 a 6, nível médio;
  • Vermelho e Vinho: de 7 a 10, nível alto
    (7 a 8 = vermelho, 9 a 10 = vinho)

Componentes não indicados para pessoas com rosácea e/ou pele sensível:

  • Não há componentes prejudiciais para esses casos.

Como o único componente de alerta vermelho é o Aroma, usado para dar sabor ao creme dental, acho que não é necessário colocá-lo como um produto “Um pouco arriscado” no quesito segurança, prevalecendo o alerta laranja. O Cinnamal e o D-Limonene presentes na composição fazem parte da composição do Aroma e portanto representam o mesmo componente.

Recapitulando…

Textura, aplicação e rendimento: 4 x 2 = 8
Sabor: 4 x 2 = 8
Resultados: 4 x 3 = 12
Embalagem: 4 x 0,5 = 2
Preço: 4 x 1 = 4
Facilidade de encontrar: 4 x 0,5 = 2
Segurança da composição: 3 x 1 = 3

Média: 3,9

Avaliação Geral: estrela4

Considerações finais:

No geral, eu gostei do produto por ser mais uma opção que não me causou reações na pele, na mucosa bucal ou gengiva. No entanto, para quem tem ou teve dermatite perioral relacionada ao flúor (o índice maior dessa causa está entre crianças), ela não é recomendada pois contém flúor.

E você, já usou a True White da Sensodyne? Como foi sua experiência com ela? Notou alguma remoção ou diminuição das manchas nos dentes? Conte para a gente nos comentários. 🙂

Beijocas e até o próximo post.

Fabi.

__________

(*) Média de preço pesquisada na data deste post. Pode sofrer alterações.

8 Comentários (+adicionar seu?)

  1. van
    mar 09, 2016 @ 17:00:03

    Adorei a resenha! Diferente mesmo fazer resenha de creme dental, mas já tive o mesmo problema que você e é bem sofrido encontrar um creme que não piore a situação. Até então, só a Sensodyne rosa resolvia pra mim (é a única sem flúor, o que piorava minhas alergias), mas faz uns meses que tô usando esta e é, de longe, o melhor creme dental que já usei! Ótimo post. Bjs

    Responder

    • Necessaire de Mulher
      mar 10, 2016 @ 20:02:15

      Oi, Van, tudo bem?
      A Sensodyne True White tem flúor, não deu problema para você? E quanto à remoção de manchas? Você notou diferença nos seus dentes? Ficaram mais branquinhos? Conta pra gente. 😉
      Beijocas!
      Fabi.

      Responder

      • van
        mar 10, 2016 @ 20:30:02

        OI, Fabi! Então, quando minhas alergias não estão muito atacadas consigo usar creme com flúor, mas um dos únicos que dava pra usar era a Colgate, aquela mais baratinha, e da verde, sabe? Mesmo Sensodyne, sem ser a rosa (que até hj acho que é o único creme dental no mercado sem flúor), não dava certo. E a pior que já usei foi a Oral B, vixeeeee, inflamava até a gengiva, haha! Supreendentemente, esta Sensodyne, mesmo tendo flúor, tem sido muito boa pra mim, tô usando há uns 4 meses já e até agora nada de alergia ou outros problemas. E é o único com propriedades clareadoras que não me deu sensibilidade, pelo contrário, parece uma Sensodyne convencional, que tira a sensibilidade. E sim! Notei os dentes com menos manchas sim! Adorei isso! Foi meio devagar, mas o efeito branqueador funciona! =D Beijinhos!

      • Necessaire de Mulher
        mar 10, 2016 @ 21:44:09

        Oi, Van!
        Oral B é o terror das alérgicas. Hahahaha! Existe uma marca de creme dental pra criança, sem fluor. A marca é Bitufo. Não conheço mas algumas leitoras que tiveram dermatite passaram a usar essa e gostaram.
        Eu não tenho problema com fluor mas Sodium Laureth/Lauryl Sulfate e pastas abrasivas (essas clareadoras etc) geralmente me dão problema.
        Eu estou usando a minha faz mais de 3 meses e não notei nenhum diferença na cor dos dentes… 😦 Para mim não funcionou nesse quesito. A que funcionava eu não posso mais usar (a temida Oral B). Está uma tristeza isso! 😛
        Obrigada por deixar seu depoimento aqui. ^_^
        Beijocas.
        Fabi.

  2. Marisangela Silva de Oliveira
    jul 18, 2016 @ 20:54:02

    Ainda bem que li sua resenha, pois estava pensando em comprar e pagar 29 reais por causa da promessa de deixar os dentes mais brancos, e ao mesmo tempo diminuir a sensibilidade. mas pelo preço vi que não vale a pena. Mas fiquei curiosa: Onde é a alergia para quem ter alergia a creme dentais? Dentro da boca?

    Responder

  3. MARCELO MOREIRA
    set 05, 2016 @ 19:17:47

    ATÉ AGORA NÃO SEI SE QUALQUER UM PODE USAR.
    ,

    Responder

Deixe um comentário

