Benefiber x Livina: Você precisa de fibras no seu dia-a-dia?

Oi, pessoal, tudo bem?

Eu já contei aqui no blog que eu emagreci 37kg há algum tempo.

Desde o meu emagrecimento, minha alimentação é superbalanceada, com pouquíssimo açúcar, baseada numa dieta à base de peixes, muitos cereais integrais, muitas verduras, legumes e frutas e, consequentemente, com muita fibra.

No entanto, mesmo com toda essa ingestão diária, meu intestino é terrível. De uns tempos para cá, ficou ainda pior pois eu desenvolvi uma colite nervosa que deixa tudo descontrolado.

Por conta dessas “brigas”, eu consumia há muitos anos o Benefiber, que é um suplemento diário de fibras, em pó, e que é comercializado em potes de 155g ou em sticks com 3,5g cada (embalagem com 10 ou 28 sticks).

Eu gosto do Benefiber, não tem calorias, não tem açúcar, não tem sabor, não tem cheiro nem cor e pode ser misturado em qualquer líquido sem gás, sem alterar seu sabor e também cozido com os alimentos. Sempre comprei a versão em stick, por ser muito mais fácil para dosar e para levar na bolsa quando eu sei que vou passar o dia fora, ou nos fins de semana, que passo na casa do meu namorado. Porém, para dissolver o Benefiber é preciso uma certa agitação. Não adianta só  jogar dentro de um copo de água, por exemplo, é preciso mexer. Se o líquido estiver gelado, ele é mais chato pra dissolver e leva mais tempo. A forma mais fácil é jogar o conteúdo dentro de uma garrafinha e agitar a garrafa até que ele se dissolva por completo mas, convenhamos, nem sempre temos uma garrafinha à disposição.

Todas essas coisas eu fui abstraindo e me adaptando durante os anos, até conhecer Livina, que eu ganhei no evento de lançamento da #Netbox, realizado pela Netfarma.

Mostrei no Instagram do blog que ganhei uma caixinha pequena, no sabor Ameixa e depois comprei mais duas caixas na Netfarma, outra pequena no sabor Ameixa e uma grande de Tangerina.

Depois disso, já comprei mais uma vez, novamente uma caixinha de Ameixa e uma “caixona” de Tangerina.

A Livina Fibras, apesar de sair um pouco mais cara que o Benefiber e ter mais calorias por porção recomendada, tem muitas vantagens em relação a esse último.

Abaixo, um quadro comparativo da tabela nutricional dos dois produtos:

Benefiber* Livina**
Gramas por porção 3,5g 10,6g
Porção 1 sachê 2 gomas
Valor energético 2Kcal 16Kcal
Carboidratos 0,5g 7,7g
Proteínas *** 0,6g
Fibra Alimentar 3,0g 4,3g

* Não contém quantidades significativas de proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans e sódio.
** Não contém quantidade significativa de gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans e sódio.
***Não contém quantidades significativas de proteínas.

Quem está de dieta pode eventualmente torcer o nariz para as 16Kcal da Livina, contra as 2Kcal do Benefiber (eu sei como é, contamos cada mísera caloria), mas compensa. Enquanto o Benefiber não tem gosto algum, a Livina é saborosa (você pode escolher o sabor Ameixa ou Tangerina) e, mesmo sem açúcar, é doce e mata aquela vontade desesperadora por açúcar. Aliás, esse é um dos meus fracos com a Livina: eu raramente consigo me manter na dose diária recomendada (2 gomas por dia). Às vezes, abuso e como mais uma. O que fazer? Eu não resisto!

Vou fazer um resumão das vantagens de cada um dos suplementos:

Vantagens do Benefiber:

  • Fazendo o cálculo, o valor por dose recomendada diária é de R$ 2,48 (levando em conta o preço cheio de R$ 69,37* para a embalagem com 28 sticks, na Netfarma) contra R$ 4,39 da Livina (levando em conta o preço cheio de R$ 65,87* para a embalagem com 30 gomas, na Netfarma).
  • O valor calórico da porção diária recomendada é de 2Kcal, contra 16Kcal da dose diária recomendada do Livina.
  • Não contém aromas nem corantes.

Vantagens da Livina:

  • Pode ser consumida em qualquer lugar, sem necessidade de dissolver em líquidos ou outros alimentos;
  • Os sabores Ameixa e Tangerina são gostosos e o sabor adocicado ajuda a saciar aquela vontade repentina de um docinho;
  • Duas gomas de Livina (dose diária recomendada) contém 1,3g a mais de fibra que a dose diária recomendada para o Benefiber (1 sachê);
  • Livina contém 0,6g de proteína, contra uma quantidade insignificativa do Benefiber.

Composição do Benefiber: Dextrina resistente.

Composição da Livina Ameixa: Polidextrose, Frutoligossacarídeo, Umectante (Sorbitol), Veículo (Água purificada), Geleificante (Gelatina Farmacêutica), Antioxidante (Ácido Cítrico – INS 330), Glaceante (Cera de Abelha – INS 901, Cera de Carnaúba – INS 903, Óleo Vegetal); Aroma Artificial (Ameixa); Corantes (Vermelho N40 – INS 129, Azul N.1 – INS 133).

Composição da Livina Tangerina: Polidextrose, Frutoligossacarídeo, Umectante (Sorbitol), Veículo (Água purificada), Geleificante (Gelatina Farmacêutica), Antioxidante (Ácido Cítrico – INS 330), Glaceante (Cera de Abelha – INS 901, Cera de Carnaúba – INS 903, Óleo Vegetal); Aroma Artificial (Tangerina); Corante (Amarelo n.6 – INS 110).

Embalagem

Dentro da caixinha do Livina, onde constam todas as informações sobre o produto, as gomas são embaladas individualmente, permitindo que você leve quantas unidades desejar, para onde quiser, sem ter que carregar a caixinha toda.

Essa embalagem também melhora a conservação do produto e impede que as gomas grudem umas nas outras.

Como o plástico que envolve as gomas é transparente, também facilita identificar o sabor sem a necessidade de abrir o pacotinho individual.

Minha única observação é que o plástico não é muito fácil de romper, o que dificulta um pouco a abertura.

Sabor, formato e textura

O sabor da goma pode ser diferenciada pelo seu formato e cor. Na foto ao lado, a goma à esquerda, laranja e com formato de um gomo de tangerina é do mesmo sabor da fruta. A goma à direita, redondinha e escura, é de ameixa.

As gomas têm textura e maciez de gelatina e o único sabor que se sente é mesmo o da fruta correspondente ao sabor (tangerina ou ameixa). Eu simplesmente adoro a maciez da goma e fico sempre em dúvida se deixo derreter como bala ou se mastigo mesmo – a segunda opção geralmente vence. 🙂

Onde comprar?

Livina Fibras pode ser encontrada em farmácias e drogarias, em lojas físicas e virtuais.

Se você optar por comprar online, recomendo a Netfarma, que vende a caixinha com 30 gomas por R$ 54,89**. Contra uma média de R$ 63,40*** em outros lugares.

Se quiser pesquisar preços em outras lojas virtuais, clique aqui.

Considerações finais

No final das contas, eu optei por deixar o Benefiber para consumir pela manhã, quando estou na minha casa. Misturo um sachê com o leite quente do café da manhã e não tenho crises com a dificuldade em dissolvê-lo.

No entanto, em qualquer outro horário do dia, principalmente quando estou fora de casa, carrego sempre uma ou duas gomas de Livina na bolsa. Além de saborosas, satisfazem uma vontade repentina de um docinho e abastecem nosso organismo com 17% da dose diária recomendada de fibras (porcentagem de fibra para uma dose diária recomendada – 2 gomas).

E vocês, conhecem Livina? Contem para gente nos comentários como foi a experiência de vocês com o produto ou se consomem outro tipo de suplemento de fibras. 🙂

Beijocas e até o próximo post.

__________

(*) Preço pesquisado na data deste post. Pode sofrer alterações.
(**) Preço promocional pesquisado na data deste post. Pode sofrer alterações.
(***) Média de preços pesquisada na data deste post. Pode sofrer alterações.

2 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Bruna
    jul 13, 2017 @ 11:53:41

    Achei na Drogaria São Paulo por 29,90 o pacote com 30 de Tangerina da Livina. Quero muito dar pro meu filho de 5 anos, porque ele está numa fase em que não quer comer quase nada de legumes/verduras, e tem muita dificuldade pra ir ao banheiro, inclusive já tendo ficado internado por conta disso.

    Responder

    • Shirlene Martins
      jul 16, 2017 @ 23:09:10

      Bruna o ideal é conversar com o pediatra dele,e a ingesta de fibras em forma de alimentos, mas entendi seu ponto de vista,estas “gominhas”(balinhas),é um paliativo, mas pôde ajudar,o ideal é ingerir bastante água, caso contrário não faz efeito.
      Massagens na barriguinha também ajudam,mas a alimentação e a água são fundamentais.

      Responder

Deixe um comentário

