Testei: Gel Dental (Cativa Natureza)

Oi, pessoal, tudo bem?

Na minha Veggie Box de Fevereiro eu recebi um gel dental da Cativa Natureza. Um produto com uma proposta muito bacana.

Além de ser cruelty free (ou seja, não há crueldade com animais no processo de fabricação do produto ou em testes), o gel não tem conservantes químicos nem corantes artificiais e tem extratos vegetais em sua composição.

Quem acompanha o blog sabe que eu tive um sério problema de dermatite perioral, causada pelo uso contínuo de corticoide a agravada pelo uso de pastas de dentes abrasivas, cheias de “químicas do mal”. Desde então, eu tenho procurado pastas de dente mais suaves, para que o problema não volte.

Tenho usado o gel dental da Cativa desde que eu o recebi e hoje vim contar para vocês o que eu achei do produto. 🙂

Gel Dental

Marca: Cativa Natureza

Fabricante: Suzuki Cosméticos Naturais Ltda. ME

Descrição: gel dental

Conteúdo: 80g

O que promete:
Elaborado com ervas cuidadosamente selecionadas que auxiliam a equilibrar a saúde bucal. A combinação dos extratos de Camomila, Juá, Neem e Sálvia, foram escolhidos pelos seus efeitos benéficos. Sabor refrescante de blends de óleos essenciais.

Modo de usar:
Aplique uma pequena quantidade. Escovar normalmente os dentes para uma limpeza completa, principalmente após as refeições.

Recomendações:
Manter longe do alcance de crianças. Conservar ao abrigo da luz, calor e umidade.

Composição: Melaleuca Alternifolia Leaf Water*, Matricaria Chamomila Extract*, Zuzyphus Joaseiro Extract, Salvia Officinalis Extract, Mentha Piperita Essential Oil*, Illicium Verum Essential Oil, Azadirachta Indica Extract, Sorbitol, Silica, Disodium Cocoyl Glutamate, Potassium Sorbate, Benzyl Alcohol, Glyceryl Caprylate, Glyceryl Undecylenate, Xanthan Gum, Sodium Citrate.

(*) Ingredientes orgânicos.

O teste: Usei normalmente, substituindo a pasta dental na escovação dos dentes.

Avaliação

Textura, Aplicação e Rendimento: 4 (Bons)

Como o próprio nome já diz, o produto é um gel bem leve, não uma pasta ou um creme, como estamos habituados. Ele tem uma coloração amarelada e é levemente translúcido.

Por ser levinho, o ideal é molhar a escova de dentes antes de aplicar o gel sobre a escova. Caso contrário, se você aplicar o gel primeiro, quando for molhar a escova a água acaba retirando a maior parte do gel.

No começo, essa textura pode parecer estranha, já que estamos tão habituados em usar um produto mais consistente para escovar os dentes mas eu gostei dessa textura suave, não abrasiva, e que não exige que você fique enxaguando a boca por muito tempo para retirar todo o excesso que eventualmente possa ter ficado nos dentes.

Como é um produto natural, ele também não faz muita espuma, outro ponto que pode gerar estranhamento no início.

Sabor: 4 (Bom)

Nas primeiras vezes que eu usei, eu senti o sabor estranho mas depois me habituei.

Ele não tem o sabor de qualquer outra pasta de dentes e sim um sabor bem intenso de ervas e menta. Tão intenso que muitas pessoas poderão achá-lo amargo, como um remédio ou um chá de mistura de ervas (aquelas receitas das avós para curar uma gripe forte – risos) que você toma sem açúcar e torce o nariz mas depois se habitua.

Resultados: 5 (Ótimos)

Apesar de não fazer muita espuma, podendo gerar uma impressão de que não está limpando adequadamente os dentes, na verdade ele ajuda a fazer uma limpeza muito completa, deixando os dentes com aquela sensação “lisinha”, cuidando não apenas dos dentes, mas preservando a saúde da mucosa bucal e das gengivas.

Aliás, tocando nesse assunto de espuma na pasta de dentes, converse com seu dentista e ele lhe explicará que o que faz uma boa higienização dos dentes é a escovação de forma correta, e não a espuma da pasta de dentes. 😉

Como eu tenho pele sensível (e essa condição inclui nossas mucosas e até mesmo os olhos), produtos de higiene bucal com muita química sempre causam um certo desconforto, irritando minhas gengivas e deixando toda a mucosa da boca mais sensível. Alguns produtos da categoria já deixaram até a minha língua irritada. Com o uso do gel da Cativa não tive esses problemas. Minhas gengivas ficaram bem saudáveis, sem a vermelhidão causada por pastas de dentes comuns.

Eu adorei!

Embalagem: 5 (Ótima)

A embalagem é excelente. Uma bisnaga plástica com tampa flip-top, que se mantém em pé sobre a tampa. Se você deixar sua pasta de dentes sobre a pia ou dentro do box, é uma mão na roda. Ocupa pouco espaço e deixa o espaço organizado.

A tampa abre e fecha com facilidade, permitindo a abertura da embalagem com apenas uma das mãos.

A bisnaga vem dentro de uma caixinha, mas todas as informações importantes, incluindo a composição do produto, estão impressas na bisnaga.

Preço: 4 (entre R$ 15,01 e R$ 40,00)

O preço do produto é de R$ 19,90*. É bem mais cara que uma pasta ou creme dental comum. No entanto, devemos levar em consideração que é um produto natural, que não foi testado em animais e que tem em sua composição ingredientes orgânicos o que o torna um produto diferenciado e, portanto, é natural que seja mais caro que a “mistureba” de produtos químicos e abrasivos que encontramos normalmente nas farmácias e supermercados.

Facilidade de encontrar: 4 (Fácil de encontrar)

Você pode encontrar os produtos da marca, incluindo o gel dental, em lojas especializadas em produtos naturais.

Eles também estão à venda em algumas lojas virtuais, incluindo a loja virtual própria da marca, que é um verdadeiro deleite para quem procura opções naturais para higiene, hidratação e até maquiagem.

Estou com comichão para fazer umas comprinhas. Já vi uma pasta regeneradora hidratante de Copaíba que eu preciso experimentar.

Segurança da composição: 3 (Requer atenção)

“Mas, Fabiana, como é que você coloca nota 3 na segurança da composição de um produto natural?” – calma que eu explico…

Apesar da maior parte do produto ser composta de produtos naturais, existe uma qualificação de segurança de componentes dada pela EWG (Enviroment World Group). Nessa qualificação, há um escala de 0 a 10, com níveis de risco (ou seja, o índice de problemas que cada componente pode causar, de acordo com pesquisas, variando desde uma alergia até estudos relacionados ao aparecimento de câncer. Essa escala funciona da seguinte forma: de 0 a 2, o produto é considerado de baixo risco; de 3 a 6, médio risco e de 7 a 10, alto risco.

Alguns componentes do Gel estão na escala de 3 a 6, que o enquadram em um produto de médio risco. Por isso, requer atenção, pois há indícios em pesquisas de que eles podem gerar alguns problemas.  Além disso, há um componente que deve ser evitado por pessoas que tenham rosácea.

Reforço que eu, particularmente, não tive qualquer problema com o uso do produto.

Componentes prejudiciais segundo o Environmental Working Group:

  • Potassium Sorbate: É um composto antimicrobiano, usado como conservante. Pode provocar reações alérgicas na pele de algumas pessoas.
  • Benzyl Alcohol: É um ingrediente sintético usado como solvente ou conservante. Da mesma forma que o anterior, pode provocar reações alérgicas na pele.

Componentes não indicados para pessoas com rosácea e/ou pele sensível:

  • Mentha Piperita Essential Oil: óleo essencial de menta.

Recapitulando…

Textura, aplicação e rendimento: 4 x 2 = 8
Sabor: 4 x 2 = 8
Resultados: 5 x 3 = 15
Embalagem: 5 x 0,5 = 2,5
Preço: 4 x 1 = 4
Facilidade de encontrar: 4 x 0,5 = 2
Segurança da composição: 3 x 1 = 3

Média: 4,25

Avaliação Geral: estrela4

Considerações finais:

Apesar de conter alguns componentes de alerta médio na EWG, e mesmo com a presença do óleo essencial de menta, eu não tive problemas com o produto. Muito pelo contrário, como expliquei no post.

Eu achei uma ótima opção para quem tem problemas com os produtos abrasivos para a higiene bucal que encontramos no mercado brasileiro.

Gostei bastante do resultado e pretendo continuar com o uso do produto.

E vocês, já conheciam esse tipo de gel dental? Já usaram o produto da Cativa? Contem para a gente nos comentários.

Beijocas e até o próximo post.

Fabi.

__________

(*) Preço pesquisado na data deste post. Pode sofrer alterações.

5 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Lilian Bonzi
    maio 27, 2015 @ 12:30:40

    Ahhhhhh eu quero experimentar! Depois q passei a usar aquela outra pasta Parodontax eu sinto que meus dentes e gengivas melhoraram muito pós escovação! Dia desses acabou e eu tinha uma Colgate guardada e usei, a diferença foi absurda, parecia sujo! Corri pra comprar!
    Essa da Cativa eu acho q vai ser ótimo pra revezar! Vou testar com certeza depois do seu post!! 😀

    Responder

    • Necessaire de Mulher
      maio 27, 2015 @ 13:05:33

      Oi, Liii…
      Podemos fazer um pack e aproveitar o frete, hein!? Estou querendo umas coisinhas também. 😛
      A Parodontax, se eu usar com frequência, irrita minha gengiva também (ela tem bicarbonato de sódio, que é abrasivo).
      Eu estava usando a Phillips antes da Cativa, mas ela desapareceu das farmácias, não sei o que houve. :/
      Beijoca!
      Fabi.

      Responder

      • Lilian Bonzi
        maio 27, 2015 @ 19:38:32

        Obaaaaaa eu topo!! Achei o frete salgado pq eles não tem e-sedex ainda… vamos combinar sim! Vou dar uma olhada em toda loja pra ver q mais tem! 😛

  2. Andreina
    abr 16, 2016 @ 21:24:31

    Estou Usando, e Estou vendo melhoras em minha Higiene Bucal…
    Recomendo! Super bom.

    Responder

  3. Inês Amarante
    abr 22, 2017 @ 14:25:07

    Passei por aqui para dizer que, após vários tratamentos periodontais, com aplicações de fluor, limpezas constantes, uso de creme dental especial para dentes sensíveis (Sensodine) e uma insistência no quadro de dores e sensibilidades que estavam levando meu dentista ao estudo do meu caso, descobri o Gel Dental Cativa Natureza por acaso, numa feirinha orgânica e resolveu. Ele tem sido a solução para mim há quase 1 ano! E como dura! O difícil é encontrar o gel no comércio local. Então, estou fazendo uma encomenda no site do produtor pela 1a. vez e vou sugerir para que eles lancem embalagens menores para viagem, pois fiquei dependente e levo o tubão de 80 g onde vou.

    Responder

Deixe um comentário

