Testei: Shampoo e Condicionador Multiação Óleos Exóticos (Helcla)

Oi, pessoal, tudo bem?

post de hoje é com resenha de dois dos produtos que eu recebi no delicioso Encontro Netfarma realizado para o lançamento da #Netbox.

Esses realmente vieram dentro da caixinha e estão em uma das fotos que eu compartilhei no Instagram do blog, aqui.

Tratam-se do Shampoo e Condicionador Multiação Óleos Exóticos da marca Helcla, que eu até então não conhecia. Para saber mais sobre os produtos, já sabem… é só continuar a leitura. 🙂

Shampoo Multiação Óleos Exóticos

Marca: Helcla

Fabricante: Paiva Linhares Indústria e Comércio Ltda.

Descrição: shampoo

Conteúdo: 500ml

O que promete:
Toque sedoso
Fórmula desenvolvida com uma poderosa combinação de óleos exóticos que proporcionam aos cabelos maleabilidade, emoliência e intensa sensação sedosa aos fios.

10 óleos exóticos
Combinação de 10 óleos exóticos: argan, canola, macadâmia, moringa, nogueira, chia, palma, baobá, pêssego e avelã que agem na reposição dos lipídeos naturais dos fios, recuperam os danos causados pela exposição diária a agentes externos e condicionam os cabelos deixando-os sedosos e com brilho cintilante.

PH balanceado
Proporciona limpeza suave, remove os resíduos e impurezas acumuladas, sem agredir os fios.

Hipoalergênico / Testado dermatologicamente
Desenvolvido com matérias-primas de baixo grau alergênico comprovadas por testes em centro de pesquisa dermocosmético.

Sem parabenos
Seguindo a tendência mundial, a linha multiação inova com a sua fórmula profissional sem parabenos.

Modo de usar:
Aplicar o shampoo Helcla Multiação sobre os cabelos molhados. Massagear delicadamente da raiz até as pontas. Enxaguar abundantemente e repetir a operação. Em seguida, aplicar o creme condicionador Helcla Multiação, massagear delicadamente e deixar agir por um minuto. Enxaguar abundantemente.

Precauções:
Uso externo. Manter fora do alcance das crianças. Em caso de contato com os olhos, enxaguar abundantemente com água. Se houver irritação, suspender o uso e procurar orientação médica. Não ingerir. Manter em lugar fresco ao abrigo da luz intensa. Este produto foi formulado de maneira a minimizar possível surgimento de alergia.

Composição: Aqua, Sodium Laureth Sulfate, Cocamidopropyl Betaine, Sodium Laureth Sulfate/ Glycol Distearate/ Glycol Stearate/ Cocamide MEA/ Sodium Lauryl Sulfate, Cocamide DEA, Parfum, Polyquaternium 7, PEG/PPG-120/ 10 Trimethylolpropane Trioleate/ Laureth-2, Phenoxyethanol, Guar Hydroxypropyltrimonium Chloride, Disodium EDTA, Corylus Avellana Seed Oil/ Prunus Persica Kernel Oil/ Adansonia Digitata Seed Oil/ Elaeis Fruit Oil/ Salvia Hispanica Seed Oil/ Aleurites Moluccana Seed Oil/ Moringa Oleifera Seed Oil/ Macadamia Ternifolia Seed Oil/ Brassica Napus Seed Oil/ Argana Spinosa Kernel Oil, Citric Acid, Methylchloroisothiazolinone/ Methylisothiazolinone, CI 19140, CI 17200.

O teste: Usei normalmente como indicado na embalagem, sempre aplicando o condicionador da mesma linha em seguida.

Avaliação

Textura, aplicação e rendimento: 4 (Bons)

Shampoo não muito denso, de coloração amarelada e levemente perolado.

Espalha bem sobre os fios, sem embaraçar. Por não conter sal, sua espuma não é abundante, nem muito densa, mas com duas aplicações limpa satisfatoriamente os fios.

Eu particularmente não costumo gostar de shampoos que não façam muita espuma. Fico sempre com a impressão de que os cabelos não estão limpos e acabo tendo o impulso de usar mais produto para conseguir uma quantidade de espuma que me satisfaça. No entanto, o shampoo tem um bom rendimento e faz o seu trabalho com apenas duas aplicações.

Cheiro: 4 (Bom)

Tem um perfume frutado, que me lembrou cheiro de pêssego.

O cheiro é gostoso mas permanece nos fios por apenas um ou dois dias. Levando em consideração que meus cabelos são secos, achei a fixação do perfume bem fraca, o que é uma pena.

Resultados: 2 (Ruins)

Não gostei dos resultados nos meus cabelos, no geral.

Com exceção do perfume gostoso, não notei diferença na maciez ou no brilho dos cabelos. Quando meus cabelos secaram, mesmo com o uso do condicionador, meus cabelos ficaram com ainda mais frizz que o de costume, e olha que eu já enfrento sérios problemas com isso.

Embalagem: 2 (Ruim)

Bisnaga plástica com tampa flip-top voltada para baixo.

O formato da embalagem em si é ótimo, no entanto, ela é muito grande e tem muito produto, tornando-se pesada e desconfortável para o uso, principalmente com as mãos molhadas e com sabão.

Além disso, como o shampoo não é muito denso e a quantidade de produto acaba criando pressão, ele começa a sair pelo orifício da tampa assim que é aberta, obrigando você a sempre virar a bisnaga com a tampa para cima, antes de abrir a embalagem.

Preço: 5 (até R$ 15,00)

O preço médio da embalagem com 500ml é de R$ 15,00*.

Como eu mencionei no início do post, eu o recebi no evento de lançamento da #netbox, mas no momento o produto está esgotado na Netfarma.

Caso queira pesquisar preços em outras lojas virtuais, clique aqui.

Facilidade de encontrar: 2 (Um pouco difícil de encontrar)

Encontrei o produto apenas em lojas virtuais, como a Netfarma, e em grandes lojas de cosméticos, voltadas para cabeleireiros e outros profissionais da área, como a Ikesaki.

Não encontrei qualquer produto da marca em perfumarias e lojas de cosméticos menores que eu costumo frequentar.

Segurança da composição: 2 (Um pouco arriscado)

Componentes sintéticos a evitar segundo Aubrey Hampton (bioquímico norte-americano):

  • Sodium Laureth Sulfate, Sodium Lauryl Sulfate: Um detergente agressivo e barato utilizado pelas suas propriedades de limpeza e de produção de espuma. Normalmente derivado de petróleo, é frequentemente dissimulado com a frase “derivado de coco”. Causa irritação nos olhos, descamação do couro cabeludo (similar à caspa), irritações cutâneas e outras reações alérgicas.
  • Cocamide DEA: Utilizados habitualmente nos cosméticos como emulsionantes e/ou agentes produtores de espuma. Podem causar reações alérgicas, irritações nos olhos e desidratação do cabelo e pele. DEA e TEA são “aminas” (compostos a partir da amônia) e podem formar nitrosaminas causadoras de câncer quando em contacto com nitratos. São tóxicos se absorvidos pelo corpo prolongadamente.
  • Parfum: As fragrâncias sintéticas utilizadas em produtos cosméticos podem ter cerca de 200 ingredientes. Não existe forma de saber quais são os produtos químicos que as compõem, porque nos rótulos só vêm descritas como “fragrâncias” ou “perfume”. Entre os problemas provocados por estes químicos estão dores de cabeça, tonturas, irritações, hiperpigmentação, tosse forte, vômitos, irritação cutânea – e a lista continua.
  • Polyquaternium 7 PEG/PPG-120/10 Trimethylolpropane Trioleate: Idealmente é uma glicerina vegetal combinada com álcool de cereais, sendo ambos naturais. Porém, atualmente não passa de uma combinação de petroquímicos sintéticos utilizados como humidificantes. É conhecido como causador de reações alérgicas, urticária e eczemas. Quando vir PEG (polietileno glicol) ou PPG (polipropileno glicol) num rótulo, tenha cuidado, pois são produtos químicos sintéticos idênticos.

Componentes prejudiciais segundo o Environmental Working Group:

  • Sodium Laureth Sulfate, Sodium Lauryl Sulfate: Em estudos clínicos, é causador de irritações na pele. Pode conter 1,4 dioxane, um potencial cancerígeno e perturbador do sistema hormonal.
  • Cocamide MEA, Cocamide DEA: Alkyloamides – geralmente identificados nos rótulos como: Diethanolamine (DEA); Monoethanolamine (MEA); Triethanolamine (TEA), e por vezes precedido pelo nome “cocamide”: São classificados como tóxicos por alguns governos. Podem causar irritação na pele (comichão, queimadura, urticária etc). Combinados com conservantes que contém formaldeído, tornam-se cancerígenos. Quando misturado com agentes nitrosantes na pele ou no corpo, após a absorção, podem formar compostos cancerígenos. São perigosos para o meio ambiente, contaminando água, solo e ar). O MEA é ainda sensibilizador dos pulmões, podendo instigar respostas do sistema imunitário, que incluem ataques de asmas ou outros problemas pulmonares das vias respiratórias, além de ser suspeito de apresentar riscos para a reprodução humana e desenvolvimento do feto. O TEA também é um componente suspeito, com evidências ainda limitadas relacionadas ao desenvolvimento de câncer.
  • Parfum: Dezenove por cento das crianças com eczema são sensíveis a fragrâncias. Vários outros estudos indicam que os constantes aumentos anuais no número de dermatites está ligado ao aumento do uso de fragrâncias químicas.
    Nota: Phthalates são alérgenos encontrados em certas fragrâncias químicas e esmaltes para unhas – o uso de alguns está restringido a certas quantidades na União Europeia.
  • Polyquaternium 7 PEG/PPG-120/10 Trimethylolpropane Trioleate: Componente irritante para a pele (comichão, queimadura, urticária, acne, alergias). É um solvente de fácil absorção, altera a estrutura da pele, permitindo que outros agentes e químicos penetrem mais profundamente, aumentando assim a quantidade que chega à corrente sanguínea.
  • Phenoxyethanol: É usado como conservante. Pode causar irritação na pele, olhos e pulmões.

Componentes não indicados para pessoas com rosácea e/ou pele sensível:

  • Parfum: perfume.

Recapitulando…

Textura, aplicação e rendimento: 4 x 2 = 8
Cheiro: 4 x 2 = 8
Resultados: 2 x 3 = 6
Embalagem: 2 x 0,5 = 2
Preço: 5 x 1 = 5
Facilidade de encontrar: 2 x 0,5 = 2
Segurança da composição: 2 x 1 = 2

Média: 3,3

Avaliação Geral: estrela35

Condicionador Multi Ação Óleos Exóticos

Marca: Helcla

Fabricante: Paiva Linhares Indústria e Comércio Ltda.

Descrição: condicionador

Conteúdo: 500ml

O que promete:
Toque sedoso
Fórmula desenvolvida com uma poderosa combinação de óleos exóticos que proporcionam aos cabelos maleabilidade, emoliência e intensa sensação sedosa aos fios.

10 óleos exóticos
Combinação de 10 óleos exóticos: argan, canola, macadâmia, moringa, nogueira, chia, palma, baobá, pêssego e avelã que agem na reposição dos lipídeos naturais dos fios, recuperam os danos causados pela exposição diária a agentes externos e condicionam os cabelos deixando-os sedosos e com brilho cintilante.

PH balanceado
Promove a selagem das cutículas, realinha os fios e confere emoliência, maciez e brilho.

Hipoalergênico / Testado dermatologicamente
Desenvolvido com matérias-primas de baixo grau alergênico comprovadas por testes em centro de pesquisa dermocosmético.

Sem parabenos
Seguindo a tendência mundial, a linha multiação inova com a sua fórmula profissional sem parabenos.

Modo de usar:
Aplicar o shampoo Helcla Multiação sobre os cabelos molhados. Massagear delicadamente da raiz até as pontas. Enxaguar abundantemente e repetir a operação. Em seguida, aplicar o creme condicionador Helcla Multiação, massagear delicadamente e deixar agir por um minuto. Enxaguar abundantemente.

(Não, eu não digitei errado e você não leu errado. O modo de usar na embalagem do condicionador é o mesmo da embalagem do shampoo.)

Precauções:
Uso externo. Manter fora do alcance das crianças. Em caso de contato com os olhos, enxaguar abundantemente com água. Se houver irritação, suspender o uso e procurar orientação médica. Não ingerir. Manter em lugar fresco ao abrigo da luz intensa. Este produto foi formulado de maneira a minimizar possível surgimento de alergia.

Composição: Aqua, Cetearyl Alcohol, Cetrimonium Chloride, Paraffinum Liquidum, Glycerin, Parfum, Ceteareth-20, Dimethicone, Polyquaternium 7, Cyclopentasiloxane/ Dimethicone, Phenoxyethanol, Corylus Avellana Seed Oil/ Prunus Persica Kernel Oil/ Adansonia Digitata Seed Oil/ Elaeis Fruit Oil/ Salvia Hispanica Seed Oil/ Aleurites Moluccana Seed Oil/ Moringa Oleifera Seed Oil/ Macadamia Ternifolia Seed Oil/ Brassica Napus Seed Oil/ Argana Spinosa Kernel Oil, Disodium EDTA, Methylchloroisothiazolinone/ Methylisothiazolinone, CI 19140, CI 17200.

O teste: Usei normalmente conforme indicado na embalagem, sempre após o uso do shampoo da mesma linha.

Avaliação

Textura, aplicação e rendimento: 5 (Ótimos)

Leve e muito cremoso, é levemente amarelado.

Delicioso de aplicar nos fios, dá uma sensação de maciez nos cabelos molhados e rende bastante.

Cheiro: 4 (Bom)

O perfume é bem parecido com o do shampoo, só um pouco mais adocicado, na minha opinião.

Também fixa nos fios por apenas 1 ou 2 dias.

Resultados: 2 (Ruins)

Assim como com o uso do shampoo, não notei qualquer diferença positiva nos meus cabelos.

A sensação de maciez que o condicionador deu aos fios durante a aplicação simplesmente desapareceu após os cabelos secarem e o produto não foi capaz de reduzir o frizz causado pelo shampoo.

Embalagem: 3 (Regular)

É exatamente a mesma embalagem do shampoo e portanto ainda tem o problema do desconforto no manuseio durante o uso.

A única vantagem é que, por ser mais cremoso, o condicionador não começa a sair da embalagem assim que você abre a tampa, como acontece com o shampoo.

Preço: 5 (até R$ 15,00)

O preço médio da embalagem com 500ml é de R$ 15,00*.

Como eu mencionei no início do post, eu o recebi no evento de lançamento da #netbox, mas no momento o produto está esgotado na Netfarma.

Caso queira pesquisar preços em outras lojas virtuais, clique aqui.

Facilidade de encontrar: 2 (Um pouco difícil de encontrar)

Encontrei o produto apenas em lojas virtuais, como a Netfarma, e em grandes lojas de cosméticos, voltadas para cabeleireiros e outros profissionais da área, como a Ikesaki.

Não encontrei qualquer produto da marca em perfumarias e lojas de cosméticos menores que eu costumo frequentar.

Segurança da composição: 3 (Requer atenção)

Componentes sintéticos a evitar segundo Aubrey Hampton (bioquímico norte-americano):

  • Parfum: As fragrâncias sintéticas utilizadas em produtos cosméticos podem ter cerca de 200 ingredientes. Não existe forma de saber quais são os produtos químicos que as compõem, porque nos rótulos só vêm descritas como “fragrâncias” ou “perfume”. Entre os problemas provocados por estes químicos estão dores de cabeça, tonturas, irritações, hiperpigmentação, tosse forte, vômitos, irritação cutânea – e a lista continua.

Componentes prejudiciais segundo o Environmental Working Group:

  • Paraffinum Liquidum: Derivada de petróleo. Esses derivados de petróleo criam uma barreira na superfície da pele que bloqueia os poros, não deixando a pele respirar. Aceleram o processo de envelhecimento da pele ao encorajar a geração de radicais livres. Na União Europeia o uso de Petrolatum é bastante restrito – potencialmente contaminado com químicos ligados ao câncer ou outros problemas graves de saúde (pode conter determinadas impurezas que podem causar câncer de mama). São tóxicos para o ambiente.
  • Parfum: Dezenove por cento das crianças com eczema são sensíveis a fragrâncias. Vários outros estudos indicam que os constantes aumentos anuais no número de dermatites está ligado ao aumento do uso de fragrâncias químicas.
    Nota: Phthalates são alérgenos encontrados em certas fragrâncias químicas e esmaltes para unhas – o uso de alguns está restringido a certas quantidades na União Europeia.
  • Dimethicone: Derivado de silicone.
  • Phenoxyethanol: É usado como conservante. Pode causar irritação na pele, olhos e pulmões.

Componentes não indicados para pessoas com rosácea e/ou pele sensível:

  • Parfum: perfume.

Recapitulando…

Textura, aplicação e rendimento: 5 x 2 = 10
Cheiro: 4 x 2 = 8
Resultados: 2 x 3 = 6
Embalagem: 3 x 0,5 = 1,5
Preço: 5 x 1 = 5
Facilidade de encontrar: 2 x 0,5 = 2
Segurança da composição: 3 x 1 = 3

Média: 3,55

Avaliação Geral: estrela35

Média final (shampoo + condicionador): 3,425

Considerações finais:

Com exceção da textura gostosa, perfume e preço, não vejo qualquer vantagem dos produtos em relação aos que eu uso normalmente ou até mesmo a outros produtos que já experimentei.

Não adianta muito não conter parabenos se eles apenas substituíram os mesmos pelo Phenoxyethanol, substância de igual grau de toxicidade ao dos parabenos, segundo a EWG. A não ser que você tenha alergia específica a parabenos, não faz diferença em relação ao quão saudável é a composição do produto.

Não gostei e não tenho sequer vontade de experimentar outros produtos da marca.

E vocês? Já usaram esse ou outros produtos da Helcla? Contem para gente nos comentários!

Beijocas e até o próximo post.

Fabi.

__________

(*) Média de preço pesquisada na data deste post. Pode sofrer alterações.

5 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Camila
    out 31, 2015 @ 20:45:41

    Olá! Eu também usei essa linha nos meus cabelos que são cacheados. Comprei porque imaginei que daria um super resultado por causa dos tais óleos. Porém, meu cabelo ficou ressecado, embaraçando facilmente e com muito frizz, mesmo após passar o leve in. Não gostei! 😦

    Responder

    • Necessaire de Mulher
      nov 01, 2015 @ 11:20:13

      Oi, Camila, tudo bem? Pois é… nos meus também não foram grande coisa. :/
      Obrigada pela sua participação aqui no blog e por ter deixado sua opinião sobre como foi sua experiência com os produtos nos seus fios cacheados. 🙂
      Beijocas.
      Fabi.

      Responder

  2. Norlange
    mar 01, 2016 @ 22:00:20

    é a premeira vez que estou usando pra mim o resultado é o mesmo que o prometido, amei Norlange paiva

    Responder

  3. Dayse
    jan 04, 2017 @ 14:58:33

    Tenho dificuldade p/ encontrar uma linha que meu cabelo se adapte,com o shampoo e condicionador helcla multação tive bons resultados!

    Responder

  4. Nana Jardim
    fev 01, 2017 @ 23:05:41

    Não conheço os resultados do shampoo e condicionador. Mas para o meu cabelo cacheado tipo 3C o creme para pentear Helcla Multiação òleos preciosos foi maravilhoso. Os cachos ficam definidos por, sei lá, uns 3 dias após a lavagem. Sério! E o aspecto é de hidratação e maciez, então para mim funcionou bem – apesar de eu também usar produtos próprios para essa finalidade de outras marcas, em cremes de tratamento semanalmente.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: