Testei: Fisiogel Sabonete Líquido Hidratante (Fisiogel)

Oi, tudo bem?

Eu já mencionei várias vezes aqui no blog que desde que eu tive uma dermatite perioral, em 2012, o único sabonete que eu usava (no passado, já explico) para lavar o rosto era o sabonete líquido feito em laboratório de manipulação, com a receita que a minha ex-dermatologista me passou.

A última vez que eu entrei em contato com o laboratório solicitando um novo frasco foi em novembro de 2014. Chegando o fim de Janeiro, meu sabonete estava próximo do fim e eu entrei em contato com o mesmo laboratório que fez o meu sabonete nos últimos (quase) 3 anos e qual foi a minha surpresa quando a atendente me informou que só poderia fazê-lo com a retenção da receita, pois a Anvisa havia incluído a Sulfacetamida Sódica (um dos componentes do meu sabonete) na lista de antibióticos controlados?!

O resultado disso é que eu teria de ir ao médico dermatologista a cada 3 meses, apenas para conseguir novas receitas para que eu pudesse continuar mandando manipular meu sabonete. E gente… além da minha ex-dermatologista não trabalhar mais na área (por isso ex), eu não tenho condição (nem de tempo, nem financeira) de ir ao médico a cada 3 meses apenas para conseguir uma receita. Eu poderia ir a um outro dermatologista? Claro. No entanto, desde que a antiga médica deixou de atender as consultas, tenho procurado um dermatologista no qual eu consiga depositar minha confiança mas não obtive sucesso.

Assim, comecei a pesquisar enlouquecidamente sobre sabonetes líquidos industrializados que fossem realmente indicados para pele sensível. Lembrando que eu já havia usado vários produtos dessa categoria quando tive o problema no rosto e nenhum deles deu certo. Cetaphil e Effaclar irritavam a pele ainda mais. Durante um período, o Epidrat funcionou muito bem, mas também passou a irritar meu rosto com o passar do tempo.

Acabei arriscando comprando dois produtos da Dermage e um da Stiefel, da linha Fisiogel.

O post de hoje é para contar para vocês como foi incrível a minha experiência com o Fisiogel Sabonete Líquido Hidratante.

Se você tem a pele seca e sensível, ou mesmo se for apenas seca, mas não sensível, e não conseguiu ainda encontrar um sabonete facial que não deixe sua pele ainda mais ressecada, recomendo a leitura.

Infelizmente, não é um produto indicado para peles oleosas, por ser hidratante, mas se for o seu caso e quiser arriscar, acompanhe a leitura. 🙂

Na caixinha do produto, há um pequeno texto sobre a história da Stiefel e o conceito da linha Fisiogel, que eu reproduzi abaixo:

Stiefel Skin Science Solutions

Há mais de 165 anos, ao redor do  mundo, os Laboratórios Stiefel têm o compromisso com o avanço e o desenvolvimento da ciência da pele.

Com profundo conhecimento em Dermatologia, os cientistas da Stiefel, por meio de estudo e desenvolvimento de tecnologias avançadas, criaram produtos para atender às necessidades diárias da pele, tornando-a mais bonita e saudável.

Fórmula avançada, tecnologia Fisiogel BioMimic patenteada contém um complexo lipídico hidratante que proporciona conforto e bem-estar à pele.

Para uma pele limpa e saudável, é necessário utilizar um sabonete suave. Fisiogel Sabonete Líquido Hidratante da linha Fisiogel Terapia de Hidratação Diária foi desenvolvido para

– Respeitar as necessidades da pele seca e sensível, pela ação de componentes suaves – sem fragrância, conservantes ou corantes.

– Limpar sem ressecar a pele.

– Ajudar a suavizar e hidratar a pele seca e sensível.

Fisiogel Sabonete Líquido Hidratante

Marca: Stiefel

Fabricante: Laboratórios Stiefel Ltda.

Descrição: sabonete líquido hidratante para pele seca e sensível

Conteúdo: 150ml

O que promete:
Fisiogel Sabonete Líquido Hidratante da linha Fisiogel Terapia de Hidratação Diária é recomendado para pele seca e sensível que pode estar sem elasticidade, áspera e desconfortável. Indicado para uso diário. Adequado também para uso infantil. O sabonete líquido hidratante é hipoalergênico, não comedogênico e livre de fragrância, corantes, tensoativos, parabenos e outros conservantes.

Tecnologia:
Fisiogel Sabonete Líquido Hidratante da linha Fisiogel Terapida de Hidratação Diária foi desenvolvido para limpar a pele de forma eficaz, sem ressecá-la. Sua fórmula suave e de textura leve deixa uma sensação de pele macia e hidratada. Fisiogel Sabonete Líquido Hidratante contém lipídios similares aos da pele que são incorporados ao estrato córneo, evitando o dano da barreira cutânea, possivelmente causado por sabonetes comuns.

Resultados comprovados:
– Limpa e auxilia na hidratação da pele seca e sensível.
– Pele macia, suave e visivelmente mais saudável.

Modo de uso:
Aplicar generosamente sobre a pele úmida e massagear suavemente antes de enxaguar. Repetir a aplicação sempre que necessário.

Precauções:
Não deve ser usado por pessoas hipersensíveis a qualquer componente da fórmula. Não deve ser ingerido. Em caso de ingestão acidental, procure um médico. Evite contato com os olhos. Em caso de contato, enxaguar abundantemente com água. Caso a irritação persista, consultar um médico. Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC). Este produto foi formulado de maneira a minimizar possível surgimento de alergia. Consulte sempre um dermatologista.

Uso externo. Mantenha o produto fora do alcance de crianças. Dermatologicamente testado.

Composição: Aqua, Glycerin, Hexylene Glycol, Sodium Cocoamphoacetate, Lauryl Glucoside, Acrylates Copolymer, Caprylic/ Capric Triglyceride, Hydrogenated Lecithin, Hydroxyethylcellulose, Pentylene Glycol, Disodium Lauryl Sulfosuccinate, Butyrospermum Parkii Butter, Guar Hydroxypropyltrimonium Chloride, Squalane, Ceramide 3, Citric Acid.

(Atenção ao update no final deste post.)

O teste: Usei diariamente para lavar o rosto, conforme indicado na embalagem, três vezes ao dia.

Avaliação

Textura, Aplicação e Rendimento: 5 (Ótimos)

Ele é bem fluido, mas ao mesmo tempo tem uma aparência de gel, pois é translúcido, quase transparente.

Sua espuma é extremamente cremosa, não tem aparência de sabão, cheio de bolhas. É realmente quase um creme, muito suave e delicado.

O rendimento é impressionante. A primeira vez que usei, mesmo já tendo lido a respeito do rendimento, acabei colocando uma quantidade maior que a necessária na mão e no final tinha espuma para lavar o rosto, os braços e o tronco (risos). Eu diria que o equivalente a uma moeda de 1 centavo de Real é suficiente para lavar todo o rosto e o pescoço com perfeição.

Cheiro: 5 (Ótimo)

O produto não tem perfume. Ótimo! Esse é o ideal para um produto destinado a peles sensíveis, pois perfumes causam irritação.

Mesmo sem fragrância, tem um cheiro muito suave, que não incomoda e não fixa na pele.

Não podia ser mais perfeito.

Resultados: 5 (Ótimos)

É o sabonete líquido mais incrível que eu já usei no meu rosto.

Não irritou minha pele, não ressecou como o meu sabonete manipulado fazia (por conter enxofre na fórmula), limpa a minha pele muito bem mesmo sendo delicado e suave. É incrível!

Vale lembrar que ele é um sabonete hidratante, logo, é recomendado para quem tem pele seca. Se sua pele for oleosa, ele pode não te dar essa sensação de limpeza completa, pois a pele oleosa precisa de uma ação mais adstringente.

E ele realmente hidrata! Passaram a ser raríssimos os dias em que minha pele fica repuxando ou descamando. Lavo o rosto e sinto a pele muito confortável. É muito, MUITO, M-U-I-T-O bom!

Embalagem: 3 (Regular)

Minha única crítica ao produto é em relação à embalagem.

Trata-se de uma bisnaga plástica com tampa flip-top voltada para baixo. A embalagem apoia-se sobre a tampa.

Apesar de todas as informações sobre o produto estarem presentes na bisnaga com boa legibilidade, a tampa é dura para abrir, sendo preciso usar as duas mãos.

Além disso, para abrir, é preciso ter o cuidado de virar a tampa para cima, abrir a tampa e então virar novamente a embalagem sobre a palma da mão para pegar a quantidade desejada de sabonete. Como ele é bem fluido, assim que você abre a embalagem, o sabonete já começa a sair pelo orifício, sem ser preciso apertar a bisnaga. Ou seja, se a tampa estiver voltada para baixo, você com certeza vai perder um monte de produto.

Preço: 3 (entre R$ 40,01 e R$ 65,00)

O preço médio é de R$ 49,00*. Pode parecer muito para um sabonete líquido, mas o rendimento é incrível e vale muito a pena.

Facilidade de encontrar: 4 (Fácil de encontrar)

A maior parte das farmácias e drogarias trabalha com os produtos da Stiefel e também com a linha Fisiogel, inclusive as redes de drogarias com loja virtual.

Para pesquisar preços online, clique aqui.

Segurança da composição: 5 (Muito Seguro)

Não tem qualquer componente na composição que não seja recomendado o uso para pessoas com pele sensível, ou até mesmo rosácea, tão pouco componentes não recomendados pela EWG (Environmental Working Group) ou o bioquímico norte-americano Aubrey Hampton.

Recapitulando…

Textura, aplicação e rendimento: 5 x 2 = 10
Cheiro: 5 x 2 = 10
Resultados: 5 x 3 = 15
Embalagem: 3 x 0,5 = 1,5
Preço: 3 x 1 = 3
Facilidade de encontrar: 4 x 0,5 = 2
Segurança da composição: 5 x 1 = 5

Média: 4,65

Avaliação Geral: estrela45

Considerações finais:

Update 11.02.2016:

ATENÇÃO! Desde o final do ano passado (2015), o produto encontrado à venda sofreu reformulação e foi adicionado um tipo de parabeno. Ou seja, o principal diferencial dessa linha, a ausência de parabenos, deixou de existir.

Questionei a marca através do SAC no mês de Dezembro e até o momento eles não se pronunciaram. Assim, este produto deixou de fazer parte da minha lista de Produtos , sendo substituído pelo incrível Cleansing Oil Yo!Kata Mahy.

Segue a nova composição do produto:

Aqua, Glycerin, Hexylene Glycol, Sodium Cocoamphoacetate, Lauryl Glucoside, Acrylates Copolymer, Caprylic/ Capric Triglyceride, Hydrogenates Phosphatidylcholine, Pentylene Glycol, Hydroxyethylcellulose, Disodium Lauryl Sulfosuccinate, Butyrospermum Parkii Butter, Guar Hydroxypropyltrimonium Chloride, Squalane, Sodium Lauryl Sulfate, Citric Acid, Methylparaben, Ceramide 3.

__________

Bem, eu já “entreguei” as minhas considerações a respeito do Fiosiogel no início do post. Ele foi para a minha lista de Produtos  e acho muito difícil que algum outro sabonete o tire de lá.

Eu recomendo MUITO para quem tem pele seca, mesmo que não seja sensível. No entanto, se além de ter pele seca, sua pele for sensível, recomendo MAIS AINDA. É uma coisa da categoria “tem que experimentar”!

Para peles oleosas, segundo o pessoal do grupo sobre Dermatite Perioral que já usou, ele não funciona muito bem, pois além de ser um produto hidratante, a limpeza é suave demais para retirar a oleosidade da pele.

É isso, pessoal. 🙂 Espero que tenham gostado.

Quem já usou esse ou outro produto da linha Fisiogel, deixe seu comentário aqui para a gente.

Beijocas e até o próximo post.

Fabi.

__________

(*) Média de preço pesquisada na data deste post. Pode sofrer alterações.

13 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Bruna
    fev 26, 2016 @ 10:07:24

    Olá, eu tive uma imensa surpresa recentemente, pois uso o Fisiogel há algum tempo e nunca tive problemas, muito pelo contrário, ele sempre fez muito bem para minha pele seca, sensível e alérgica! Mas desde que comprei um novo envase em janeiro, ele me causou alergia! Fico com milia no rosto toda vez que uso! Isso me levou a procurar na internet pessoas que tivessem tido uma experiência similar e me deparei com seu site.
    Essa explicação dele haver sido reformulado faz todo o sentido agora! Contudo, gostaria de saber como você descobriu que ele foi reformulado? Estou pesquisando na internet e não achei nada “oficial”.

    Responder

    • Necessaire de Mulher
      fev 26, 2016 @ 11:54:41

      Bruna, uma leitora do blog me informou e eu fui verificar a formulação na embalagem, em uma farmácia e, de fato, foi modificada. Inclusive a inscrição ‘sem parabenos’ que havia na embalagem foi retirada. Se você tiver a embalagem, compare a formulação com a que está no post, que é a antiga.

      Responder

  2. Edu
    mar 24, 2016 @ 01:02:27

    Tb comecei a ter muita alergia a esse sabonete depois que eles adicionaram parabéns na composição

    Responder

    • Necessaire de Mulher
      mar 24, 2016 @ 10:58:13

      Pois é, Edu… E a Stiefel simplesmente não se manifesta sobre o assunto. Acabaram com o diferencial dessa linha e não dão qualquer satisfação aos consumidores. Uma pena. Eu tinha muito apreço e respeito pela marca. Foi por água abaixo.
      Beijocas e obrigada por ter deixado aqui também o registro de seu problema.
      Fabi.

      Responder

  3. Sandra
    jun 20, 2016 @ 15:36:27

    Boa Tarde!!!! Será que isso vale para o hidratante fisiogel A.I., pois comprei para minha filha que tem dermatite atópica e notei que não está fazendo o mesmo efeito que há 5 anos atrás. A Dermatologista me recomendou esse hidratante e também o sabonete líquido Fisiogel. Só que dermatite dela é no corpo. Imagine tomar banho com esse sabonete. Deve um frasco a cada dez dias, ou menos!!! Vi que no seu blog vc citou um outro produto. Será que é tão bom quanto?
    Adorei seu blog.
    Abraços,
    Sandra Paim

    Responder

    • Necessaire de Mulher
      jun 20, 2016 @ 15:46:39

      Oi, Sandra, tudo bem? Olha… eu acredito que eles estejam mudando a fórmula de todos os produtos, pois a frase de diferencial da linha (“Sem parabeno”) foi retirada inclusive do site dos produtos Fisiogel. Hoje, o que eu tenho usado no rosto é o Cleansing Oil Yo!Kata Mahy (produto que eu inclusive me tornei revendedora). O post dele completo você pode ver aqui: https://necessairedemulher.wordpress.com/2016/02/11/testei-cleansing-oil-yokata-mahy/. Mas ele também é um produto caro, acho que para o banho é complicado, pela quantidade gasta. No entanto, ele é um produto infinitamente superior ao Fisiogel, pois tem apenas ingredientes naturais, sem parabenos, sem corantes, sem perfume, desenvolvido até para a pele com rosácea. É um produto excelente.
      Fico feliz que tenha gostado do blog. 🙂
      Beijocas!
      Fabi.

      Responder

  4. Luiza
    set 06, 2017 @ 19:48:31

    Olá! Comprei hoje este sabonete indicado pela minha dermatologista e questionei a questão do parabéns, e analisando não há mais parabéns na fórmula! Acredito que tiraram! Que bom né? Depois da uma pesquisada.

    Responder

  5. Maria Ruth Mendes
    out 03, 2017 @ 18:47:10

    Procuro sabonete, que na sua composição não tenha thimerosal.

    Responder

    • Necessaire de Mulher
      out 03, 2017 @ 18:58:35

      Oi, Maria, tudo bem? Este da Fisiogel não tem esse componente. Também não me lembro de alguma vez ter resenhado um produto que tivesse esse componente, de forma que todos os produtos que eu já resenhei aqui no blog são livres de tal componente. A maior parte das resenhas tem a composição completa do produto, é só conferir.
      Beijocas.
      Fabi.

      Responder

Deixe um comentário

