Testei: Natura Una Base Líquida FPS 15 (Natura)

Oi, pessoal, tudo bem?

Eu sempre ouvi falar muito bem da linha Natura Una de maquiagem, mas achava o preço um pouquinho salgado. Encontrei o produto da resenha de hoje em promoção com uma revendedora, e optei por dar uma chance ao produto.

Hoje vou contar para vocês um pouco sobre base líquida desta linha da Natura e o que eu achei do produto. 🙂

Natura Una Base Líquida FPS 15

Marca: Natura

Descrição: base líquida FPS 15

Conteúdo: 30ml

O que promete:
A base líquida FPS 15 deixa sua pele uniforme e com a sensação de estar sem maquiagem. Uma fórmula inovadora e de alta tecnologia, com difusores ópticos e pigmentos tratados, que proporciona acabamento aveludado e uma aparência natural. Sua proteção contra raios UVA e UCB e o exclusivo ativo Elastinol + R melhoram a firmeza e a elasticidade da pele. Livre de óleo. Ideal para todos os tipos de pele.

Modo de usar:
Agite o frasco antes de usar. Com as mãos limpas e secas, pressione a válvula do produto sobre o dorso da mão colocando uma pequena quantidade. Para um efeito natural, inicie o uso do produto pelas laterais do rosto em movimento de baixo para cima. Em seguida, aplique nas maçãs, testa, nariz e queixo, e por fim, nas pálpebras inferior e superior com leves toques. Se necessário, aplique no pescoço, do queixo para o colo. Uso diário.

Advertências:
Mantenha o produto fora do alcance das crianças, ao brigo do calor e bem fechado. Em caso de irritação ou qualquer outro evento não desejado, suspenda o uso, procure um médico e notifique o SNAC. Evite o contato com o interior dos olhos. Se isso ocorrer, enxágue abundantemente com água. Não aplicar sobre a pele irritada ou lesionada. uso externo. Dermatologicamente e oftalmologicamente testado.

Composição: Aqua, Silica, Cyclopentasiloxane, Glycerin, Titanium Dioxide, Isopropyl Titanium Triisostearate, Octyldodecanol, Disteardimonium Hectorite, Propylene Carbonate, Propylheptyl Caprylate, C12-15 Alkyl Benzoate, Methyl Glucose Dioleate, Cetyl PEG/ PPG-10/ 1 Dimethicone, Dicaprylyl Ether, Isopropyl Palmitate, Hydroxycyclohexyl Ethyltrisiloxane Sapucainhate, Jojoba Esters, PEG-30 Dipolyhydroxystearate, 1,2-Hexanediol, Caprylyl Glycol, Biosaccharide Gum-2, Biosaccharide Gum-3, Magnesium Sulfate, Ethylhexylglycerin, Polyglyceryl-2 Triisostearate, Tocopheryl Acetate, Xantham Gum, Parfum, Methylisothiazolinone, BHT, Disodium EDTA, Triethanolamine, Coffea Robusta Seed Extract, Lycopene. Pode conter: CI 77891, CI 77947, CI 77492, CI 77491, CI 77499.

Informações ambientais (porcentagens calculadas em base seca)

38,3% origem renovável vegetal
0,7% vegetal natural
93,8% material reciclável

O teste: Usei conforme indicado na embalagem, mas também testei a aplicação com esponja e pincel. Fazia por volta de 35°C no dia em que eu testei.

Avaliação

Textura, aplicação e rendimento: 5 (Ótimos)

Como o próprio nome diz, é uma base líquida. Espalha muito bem sobre a pele, com as mãos, esponja ou pincel.

A aplicação é gostosa e traz uma sensação de conforto para a pele.

Rende bastante, já que espalha bem, e um pouquinho é suficiente para maquiar todo o rosto, mesmo se você precisar de uma cobertura maior.

Acabamento e cobertura: 4 (Bons)

Embora ela deixe uma sensação de pele hidratante (o que eu adoro, pois minha pele é muito seca), achei que ela também deixa a pele muito brilhante.

Minha  mãe me viu quando eu usei a base e soltou um “Nossa” Como seu rosto está brilhando!” e ela raramente comenta alguma coisa sobre as maquiagens que eu faço ou sobre as roupas que eu estou vestindo, sinal que o “nível de brilho” realmente chamou sua atenção.

A cobertura é muito boa, de média a completa, sem marcar nos poros. Ficaria bem invisível, não fosse o excesso de brilho que, sim, pode ser amenizado com o uso de pó facial, porém, para quem tem pele seca, o pó facial piora muito a situação. A maquiagem começa a craquelar e a pele fica ainda mais ressecada depois.

Infelizmente, mesmo o bege translúcido (a cor mais clara do produto) é escura demais para a minha pele e me deixou com o rosto laranja.

No entanto, é uma base que fotografa muito bem. Notem que nas fotos ela não aparente deixar a pele brilhando e nem a cor está tão diferente do meu tom de pele quanto ficou ao vivo.

Achei também que o produto tem um cheiro um pouquinho estranho, que permanece na pele após a aplicação.

Durante o uso ou após demaquilar, não causou reações indesejadas na minha pele sensível e ainda a deixou macia e hidratada.

Duração: 4 (Boa)

Mesmo tendo seu acabamento brilhante, achei a durabilidade muito boa. Fazia por volta de 35ºC quando eu testei. Fiquei aproximadamente 6 horas maquiada, durante o dia, e ela não derreteu nem acumulou.

No entanto, é uma base que transfere e exige cuidado com roupas claras – as tuas e as dos outros.

Embalagem: 3 (Regular)

Frasco de vidro com válvula pump, do que jeito que eu gosto. Acontece que a tampa é muito fácil de abrir e a válvula não tem trava. Ou seja, se por acaso você levar na bolsa ou em uma viagem, a probabilidade da tampa abrir e a válvula ser pressionada por algum objeto na sua mala e, consequentemente, causar uma lambança no meio das suas coisas, é grande.

Além disso, acho ruim a ausência quase total de informação no frasco. Se você precisar de informação detalhadas, tem que recorrer à caixa, que normalmente vai pro lixo.

No frasco mesmo, as únicas informações são o nome do produto, quantidade que contém o frasco e a inscrição “Agite o frasco antes de usar. Para mais informações, consulte o cartucho deste produto”.

Preço: 2 (entre R$ 65,01 e R$ 90,00)

O preço de catálogo é de R$ 69,80* e eu acho um valor bem salgado para uma base nacional, principalmente se eu levar em consideração que mesmo a cor mais clara da gama ainda é mais escura que o meu tom de pele.

Facilidade de encontrar: 4 (Fácil de encontrar)

O produto pode ser encomendado com consultoras da marca Natura em todo o Brasil ou na loja virtual oficial da marca.

Segurança da composição: 3 (Requer atenção)

Componentes sintéticos a evitar segundo Aubrey Hampton (bioquímico norte-americano):

  • PEG e PPG: Idealmente é uma glicerina vegetal combinada com álcool de cereais, sendo ambos naturais. Porém, atualmente não passa de uma combinação de petroquímicos sintéticos utilizados como humidificantes. É conhecido como causador de reações alérgicas, urticária e eczemas. Quando vir PEG (polietileno glicol) ou PPG (polipropileno glicol) num rótulo, tenha cuidado, pois são produtos químicos sintéticos idênticos.
  • Parfum (perfume): As fragrâncias sintéticas utilizadas em produtos cosméticos podem ter cerca de 200 ingredientes. Não existe forma de saber quais são os produtos químicos que as compõem, porque nos rótulos só vêm descritas como “fragrâncias” ou “perfume”. Entre os problemas provocados por estes químicos estão dores de cabeça, tonturas, irritações, hiperpigmentação, tosse forte, vômitos, irritação cutânea – e a lista continua.
  • Triethanolamine: Utilizados habitualmente nos cosméticos como emulsionantes e/ou agentes produtores de espuma. Podem causar reações alérgicas, irritações nos olhos e desidratação do cabelo e pele. DEA e TEA são “aminas” (compostos a partir da amônia) e podem formar nitrosaminas causadoras de câncer quando em contacto com nitratos. São tóxicos se absorvidos pelo corpo prolongadamente.

Componentes prejudiciais segundo o Environmental Working Group:

  • PEG e PPG: Componentes irritantes para a pele (comichão, queimadura, urticária, acne, alergias). É um solvente de fácil absorção, altera a estrutura da pele, permitindo que outros agentes e químicos penetrem mais profundamente, aumentando assim a quantidade que chega à corrente sanguínea.
  • Dimethicone: Derivado de silicone.
  • Parfum (perfume): Dezenove por cento das crianças com eczema são sensíveis a fragrâncias. Vários outros estudos indicam que os constantes aumentos anuais no número de dermatites está ligado ao aumento do uso de fragrâncias químicas.
    Nota: Phthalates são alérgenos encontrados em certas fragrâncias químicas e esmaltes para unhas – o uso de alguns está restringido a certas quantidades na União Europeia.
  • Triethanolamine (Alkyloamides): Geralmente identificados nos rótulos como: Diethanolamine (DEA); Monoethanolamine (MEA); Triethanolamine (TEA), e por vezes precedido pelo nome “cocamide”: São classificados como tóxicos por alguns governos. Podem causar irritação na pele (comichão, queimadura, urticária etc). Combinados com conservantes que contém formaldeído, tornam-se cancerígenos. Quando misturado com agentes nitrosantes na pele ou no corpo, após a absorção, podem formar compostos cancerígenos. São perigosos para o meio ambiente, contaminando água, solo e ar). O MEA é ainda sensibilizador dos pulmões, podendo instigar respostas do sistema imunitário, que incluem ataques de asmas ou outros problemas pulmonares das vias respiratórias, além de ser suspeito de apresentar riscos para a reprodução humana e desenvolvimento do feto. O TEA também é um componente suspeito, com evidências ainda limitadas relacionadas ao desenvolvimento de câncer.

Componentes não indicados para pessoas com rosácea e/ou pele sensível:

  • Parfum (perfume).

Recapitulando…

Textura, aplicação e rendimento: 5 x 2 = 10
Acabamento e cobertura: 4 x 2 = 8
Duração: 4 x 3 = 12
Embalagem: 3 x 0,5 = 1,5
Preço: 2 x 1 = 2
Facilidade de encontrar: 4 x 0,5 = 2
Segurança da composição: 3 x 1 = 3

Média: 38,5

Avaliação Geral: estrela4

Considerações finais:

Para mim, não atende as expectativas por dois motivos: a ausência de uma cor mais parecida com o meu tom de pele e o acabamento brilhante demais para o meu gosto. Como minha pele é seca, fazer acabamento da maquiagem com pó facial não é muito aconselhado, pois deixa um aspecto feio após uma hora.

Eu realmente tenho minhas dúvidas em relação à durabilidade dessa base para quem tem pele oleosa, então, se você é leitora do blog, tem pele oleosa, e já usou esta base, compartilhe com a gente a sua opinião, nos comentários do post. 🙂

Beijocas e até a próxima!

Fabi.

_________________

(*) Preço pesquisado no catálogo Natura da campanha vigente na data deste post. Pode sofrer alterações conforme a campanha vigente em sua cidade.

6 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Aliani
    fev 28, 2015 @ 00:35:05

    Tenho pele oleosa e dura 6 horas tranquilamente, para amenizar o brilho uso pó facial translúcido e fica sensacional !!!

    Responder

    • Necessaire de Mulher
      fev 28, 2015 @ 21:16:03

      Oi, Aliani, tudo bem?
      Muito obrigada por deixar a sua opinião aqui no blog. 🙂
      Eu gostei bastante dessa base também, só fiquei triste pelo tom mais claro ainda ser mais escuro que o meu tom de pele. :/
      Beijocas.
      Fabi.

      Responder

  2. Maiara A
    out 06, 2015 @ 00:08:56

    Nossa! Amei a resenha!Mais completa,impossível!! A ideia de trazer os componentes da fórmula é maravilhosa!
    Ja add o blog e estarei aqui mais vezes!

    Responder

    • Necessaire de Mulher
      out 06, 2015 @ 08:32:53

      Oi, Maiara, tudo bem?
      Fico muito feliz que tenha gostado da resenha e do blog. 🙂 Tento trazer as resenhas sempre da forma mais completa possível. Como tenho a pele sensível, acho a composição muito importante e tenho certeza que muitas pessoas se preocupam com isso também.
      Beijocas e muito obrigada!
      Fabi.

      Responder

  3. Leticia
    ago 02, 2016 @ 11:29:38

    OI gostaria de saber que cor e sua base ?
    USo a bege 5 da mary kay sera que da em mim o tom bege claro da natura ?

    Responder

    • Necessaire de Mulher
      ago 02, 2016 @ 12:34:26

      Oi, Letícia, tudo bem? Como eu mencionei no post, a cor que eu comprei é a mais clara, que é a Bege Translúcido. Mesmo assim, ainda achei mais escura que a minha pele. Infelizmente eu não conheço muito a maquiagem da Mary Kay para poder te fazer um comparativo, usei apenas uma há um bom tempo mas não uso mais. Na ocasião, a que eu usei foi a Beige 1, que ficou com a cor perfeita pra mim.
      Beijocas.
      Fabi.

      Responder

Deixe um comentário

