Testei: Shampoo Açaí (Ikove Organics)

Oi, tudo bem?

post de hoje é com a resenha de mais um produto da Ikove Organics que eu recebi do pessoal da NetFarma e mostrei no Instagram do blog (aqui e aqui).

Hoje vou “falar” sobre o Shampoo Açaí e minha experiência com o produto. 🙂

Shampoo Açaí

Marca: Ikove Organics

Fabricante: Poli Óleos Vegetais Ind. e Com. Ltda.

Descrição: shampoo antioxidante para cabelos normais

Conteúdo: 250ml

O que promete: (Não há informação na embalagem. Texto abaixo retirado do site oficial da marca).

Para cabelos normais. Shampoo certificado orgânico, elaborado com ingredientes naturais. Com açaí, lavandim e lavanda.

Como usar:
Aplicar nos cabelos molhados massageando com movimentos suaves. Deixe agir por alguns minutos e enxágue em seguida.

Cuidados e Precauções: (Não consta informação na embalagem).

Composição: *Aloe Barbadensis Leaf Juice, *Euterpa Oleracea (Açaí) Fruit Extract, Decyl Glucoside, Cocoamidopropyl Betaine, *Malphigia Glabra (Acerola) Fruit Extract, Aqua (Water), Lavandula Angustifolia (Lavender) Extract, Rosmarinus Officinalis Leaf Extract, Viola Odorata Extract, Xantham Gum, Potassium Sorbate, *Cymphogon Martini (Palmarosa) Oil, Lavandula Hybrida (Lavandin) Oil.

* Ingrediente orgânico.

– 99,60% do total dos ingredientes são de origem natural.
– 98,73% do total dos ingredientes vegetais são orgânicos.
– 62,30% do total dos ingredientes são orgânicos.

O teste: Usei normalmente, como qualquer outro shampoo e como informado na embalagem. Não foi usado o condicionador da marca após o uso do shampoo.

Avaliação

Textura, aplicação e rendimento: 2 (Ruins)

Quase líquido, de coloração marrom e translúcido, achei muito estranha a textura e a aplicação. A espuma não é abundante, por não conter agentes formadores de espuma, o que automaticamente fez com que eu acabasse usando uma quantidade maior de produto para conseguir sentir os meus cabelos realmente limpos. Tive que aplicar o produto três vezes.

Ainda assim, tive dificuldade para fazer com o que a leve espuma chegasse ao couro cabeludo e, ao final, os fios estavam limpos, mas não senti o couro cabeludo limpo da forma que eu gosto. Isso porque tenho o cabelo bem curtinho, o que deveria facilitar nessa questão.

Além disso, ele embaraçou bastante o meu cabelo.

Talvez seja uma questão de costume, mas eu não consegui e adaptar muito bem.

Cheiro: 3 (Regular)

O cheiro é bem característico do açaí e da acerola, também presente na fórmula, levemente ácido e cítrico.

Por não conter perfume, o cheiro não tem muita fixação nos cabelos e praticamente desaparece após a aplicação de um condicionador, máscara ou leave-in. Lembrando que eu não usei o condicionador da marca após o uso do shampoo.

Resultados: 4 (Bons)

Apesar da dificuldade com a aplicação, eu achei o resultado interessante. Meus cabelos ficaram com mais brilho e, após dois dias (período que eu levo para lavar os cabelos novamente), não senti nos fios a “urgência” habitual por uma nova lavagem.

O shampoo testado é para cabelos  normais, e os meus cabelos são tingidos e secos. Fiquei curiosa para saber se eu me adaptaria melhor com um shampoo da marca específico para o meu tipo de cabelo.

Embalagem: 2 (Ruim)

Lembrando: a embalagem que eu recebi é uma miniatura e, embora o formato seja o mesmo da embalagem full-size, comercializada normalmente, pode haver diferenças nas questões que eu vou apontar aqui.

O frasco é plástico, com tampa disc-top e rótulo adesivo.

A embalagem vem com lacre metálico embaixo da tampa plástica, que obviamente deve ser retirado antes do uso.

Eu tive problemas de vazamento do produto com esta embalagem.

Mesmo deixando-a no mesmo lugar, e na posição vertical, com a tampa para cima, houve vazamento do produto no espaço entre a rosca do frasco e a tampa plástica. Acredito que ali se acumulava produto conforme eu virava o frasco para usar o shampoo, e esse produto acumulado ficou escorrendo por baixo da tampa.

Preço: 4 (entre R$ 15,01 e R$ 40,00)

O produto custa R$ 35,00*.

Facilidade de encontrar: 4 (Fácil de encontrar)

Com representantes nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais, Distrito Federal, Paraná e Bahia, e uma lista com 12 lojas virtuais, além da NetFarma, que envia para todo o país, é fácil conseguir produtos da marca.

Os produtos da marca também podem ser adquiridos na loja virtual oficial.

Segurança da composição: 4 (Seguro)

Componentes prejudiciais segundo o Environmental Working Group:

  • Cocoamidopropyl Betaine (Cocamidopropyl Betaine): Sujeito a restrições no uso. Conhecido tóxico do sistema imunitário. Pode conter impurezas prejudiciais, nomeadamente Nitrosaminas, ligadas ao câncer. Pode também causar sensibilidade no contato direto com a pele, com reações alérgicas tanto na pele quanto nos pulmões.

Componentes não indicados para pessoas com rosácea e/ou pele sensível:

  • Lavandula Angustifolia (Lavender) Extract,
  • Lavandula Hybrida (Lavandin) Oil.

Embora sejam componentes naturais, a lavanda é um ingrediente geralmente contra-indicado para pessoas com rosácea.

Recapitulando…

Textura, aplicação e rendimento: 2 x 2 = 4
Cheiro: 3 x 2 = 6
Resultados: 4 x 3 = 12
Embalagem: 2 x 0,5 = 2
Preço: 4 x 1 = 4
Facilidade de encontrar: 4 x 0,5 = 2
Segurança da composição: 4 x 1 = 4

Média: 3,4

Avaliação Geral: estrela35

Considerações finais:

Embora tenha sentido muita dificuldade em lidar com a textura do produto e o fato de não fazer tanta espuma na aplicação, ainda pretendo dar mais uma chance aos shampoos da marca, comprando um específico para o meu tipo de cabelo (provavelmente a versão de Abacate e Acerola, específico para cabelos tingidos e danificados).

Quem sabe com um produto mais direcionado para o meu tipo de cabelo, eu não tenha tantos problemas e, com a embalagem full-size, eu veja que ela não vaza como a miniatura.

E vocês, já usaram este ou outro shampoo da marca? Contem para gente nos comentários. 🙂

Beijocas, e até o próximo post.

Fabi.

_________________

(*) Preço pesquisado na data deste post. Pode sofrer alterações.

Deixe um comentário

