Testei: Demaquilante Açaí Chocolate (Ikove Organics)

Oi, tudo bem?

Eu recebi duas caixas da NetFarma recheadas de produtos para testar e contar o que eu achei. Mostrei as caixas aqui e aqui, pela conta do blog no Instagram.

(O mais engraçado foi eu ter recebido os presentes da NetFarma pouco tempo depois de ter resolvido dar uma pausa no blog por estar um pouco desestimulada e chateada com algumas situações que andaram ocorrendo.)

O primeiro produto que eu decidi testar foi o demaquilante da Ikove Organics.

Antes de falar sobre o produto, eu gostaria de passar algumas informações sobre a marca para vocês, porque eu acho que tem alguns diferenciais muito grandes em relação a qualquer outra marca nacional que eu conheça.

O texto abaixo é uma transcrição das informações divulgadas pela empresa em seu site oficial. Eu sei que o texto é um pouquinho longo e que geralmente o pessoal não lê, mas se você se preocupa com a qualidade dos cosméticos que você usa e com o impacto social e ambiental da empresa fabricante, leia. Você não vai se arrepender.

Conceito

Ikove Organics é uma empresa brasileira que desde 2002 faz do bem-estar a sua filosofia e encontra na natureza os elementos necessários para os cuidados com a pele, cabelos e também com a alma.

Assim, a Ikove Organics busca inovar e investir em atitudes empreendedoras que contribuam para uma sociedade mais justa, culturalmente diversa, economicamente viável e ecologicamente correta, com produtos eco-friendly que contribuem para a saúde das pessoas e do planeta.

Responsabilidade Social

A Ikove busca no seu processo de crescimento oferecer à sociedade valores e ações que reflitam no bem-estar e harmonia. Portanto responsabilidade social na Ikove começa na própria empresa.

Nos produtos que oferecemos e nas relações que mantemos com nossos clientes, fornecedores e funcionários. Não testamos nossos produtos em animais e buscamos trabalhar em equilíbrio e respeito com os recursos naturais, em total sintonia com nossos valores.

A Ikove está comprometida com o uso de ingredientes orgânicos e de comércio justo. A nossa empresa trabalha com cooperativas rurais que também estão comprometidas com a preservação do meio-ambiente e comércio justo. O sistema de certificação fair trade é monitorado internacionalmente e garante um preço mínimo para os agricultores, proíbe o trabalho infantil e promove a sustentabilidade ambiental. A Poli Óleos utiliza na linha Ikove manteiga de cacau proveniente de comércio justo (certificado pela TransFair USA). O óleo de castanha do Pará, de Babaçu e ervas brasileiras são adquiridos diretamente de suas respectivas cooperativas.

Produtos Certificados

A linha Ikove apresenta os primeiros produtos brasileiros de beleza, certificados orgânicos e ecológicos pela ECOCERT (França).

Cosméticos orgânicos? Entenda as diferenças.

Tudo de Bom:

Comprovação da origem dos ingredientes e garantia da pureza do produto final.
Mais de 95% dos ingredientes totais utilizados na formulação são de origem Natural.
Mais de 95% dos ingredientes vegetais são certificados orgânicos.
Certificação Internacional pela ECOCERT. Garantia da autenticidade e integridade de reivindicação orgânica e natural. Aromatizados com puros óleos essenciais, trazendo o poder da aromaterapia para o cuidado da sua pele.

Produtos com alta tecnologia e os mais puros ingredientes da natureza:
Sem Corantes e Fragrâncias artificiais;
Sem Parabenos e Silicone;
Sem Ingredientes derivados do setor petroqu­ímico ou de origem animal;
Sem Lauril Sulfato de Sódio e Propileno Glicol;
Sem ingredientes Transgênicos e irradiados;
Contra testes em Animais.

USDA certificado orgânico

Atualmente produtos para cuidado pessoal não necessitam cumprir com as exigentes normas para alimentos orgânicos, como a NASAA da Austrália, JAS do Japão e USDA dos Estados Unidos da América. Dessa maneira, muitos produtos de beleza que se auto-intitulam orgânicos, na realidade usam os mesmos ingredientes sintéticos, muitas vezes tóxicos, que os produtos de beleza convencionais.

Com o objetivo de trazer clareza ao consumidor, algumas certificadoras como Ecocert da França, Soil Association do Reino Unido e BDIH da Alemanha desenvolveram padrões para certificação de produtos de beleza orgânico.

O padrão USDA para alimentos orgânicos mantém a autenticidade e integridade do significado de produto orgânico. Na realidade o padrão USDA é conhecido como “Padrão de Ouro” no mercado de produtos orgânicos. Para que o s­ímbolo USDA possa ser empregado na embalagem de um produto, esse produto deve conter entre 95% a 100% de ingredientes certificados orgânicos. Pelo padrão USDA, água e sal não devem ser inclusos na contagem de ingredientes e caso o produto contenha ingredientes não orgânicos, estes devem estar limitados a 5% e devem estar inclusos na lista de ingredientes aprovados pelo programa nacional de orgânicos dos Estados Unidos (NOP).

Devido à falta de tecnologia, limitação de ingredientes e custos, são poucas empresas de beleza que conseguiram atingir o padrão. A Poli Óleos lança IKOVE, a primeira e única linha completa brasileira de produtos de beleza a receber a certificação USDA.

Conheça a diferença

Você sabia?

– 89% dos 10.500 ingredientes utilizados em produtos de higiene pessoal não foram totalmente avaliados quanto à segurança.
– 126 é a quantidade de substância químicas que um adulto se expõe por dia ao utilizar produtos de higiene pessoal.
– 1/3 dos produtos de higiene pessoal contém um ou mais ingredientes que podem ser classificados como possíveis causadores de câncer.

As linhas de produtos Ikove Organics são formuladas através de ingredientes nobres que conferem propriedades regenerativas, antioxidantes, antisséptivas, hidratantes, entre outras, tendo melhor afinidade com a pele, além de revelar uma fragrância distinta e particular aos cosméticos.

Produtos orgânicos certificados estão livres de ingredientes petroquímicos, pesticidas e fertilizantes artificiais. São bons para o solo, para o meio ambiente e para as pessoas.

E então? Empolgou? 🙂 Continue lendo a resenha para saber mais sobre o primeiro produto que eu testei dessa marca.

Demaquilante Açaí Chocolate

Marca: Ikove Organics

Fabricante: Poli Óleos Vegetais Ind. e Com. Ltda.

Descrição: demaquilante antioxidante para todos os tipos de pele

Conteúdo: 120ml

O que promete:
Este gentil cleanser remove as impurezas e/ou maquiagem. A ação dos ingredientes naturais promove uma limpeza profunda, deixando a pele macia e protegida contra os radicais livres.

Modo de usar:
Massageie suavemente, até que a maquiagem se dissolva e remova com lenço de papel.

Cuidados e Precauções:
Não utilizar em crianças menores de 3 anos.

Composição: Aqua (Water), *Aloe Barbadensis Leaf Juice, *Orbignya Oleifera (Babassu) Seed Oil, *Bertholletia Excelsea Seed Oil, *·Theobroma Cacao I. (cocoa) Butter, *Euterpa Oleracea (Açaí) Fruit Tincture, *Lavandula Officinalis (Lavender) Tincture, *Chamomilla Recutita (Matricaria) Tincture, *Calendula Officinalis Flower Tincture, *Salvia Officinalis (Sage) Tincture, *Oryza Satia (Rice) Bran Extract, *Copernicia Cerifera (Carnauba) Leaf Wax, *Citrus Aurantium Dulcis (Orange) Oil, *Citrus Reticulata (Manderin) Oil, Xantham Gum, Lavandula Officinalis (Lavender) Oil, *·Theobroma Cacao I. (Cocoa) Liquor.

* Ingredientes provenientes de produção orgânica.
· Certificado Fair Trade – Escolhendo produtos com certificado Fair Trade você está contribuindo para proporcionar uma vida melhor para as famílias produtoras, preços justos, comércio direto, desenvolvimento comunitário e gestão ambiental. http://www.fairtradecertified.org

– 100% dos ingredientes são de origem natural
– 99,63% do total dos ingredientes vegetais provém de culturas orgânicas
– 54,90% do total dos ingredientes provém de culturas orgânicas

Cosmético natural e orgânico certificado pela Ecocert Greenlife de acordo com a Norma Ecocert disponível em http://cosmetics.ecocert.com.

O teste: Usei como indicado na embalagem, aplicando o produto diretamente no rosto, massageando e limpando com um disco de algodão (a marca recomenda um lenço de papel, mas vai da preferência de cada um), retirando o produto e a maquiagem. Na verdade, eu sempre apliquei demaquilante cremoso dessa forma e não colocando no algodão e passando o algodão no rosto, como a maior parte das mulheres que eu conheço faz. Acho que dessa forma a maquiagem sai muito mais fácil, e você usa menos produto, já que o algodão acaba absorvendo parte do produto antes mesmo de você aplicá-lo no rosto.

Avaliação

Textura, Aplicação e Rendimento: 5 (Ótimos)

A textura está mais para uma loção, não é densa como um creme mas também não é líquida.

A aplicação é uma delícia, o produto é suave, não arde (nem a pele, nem os olhos) e dá uma sensação refrescante.

Rende muito bem se aplicado conforme indicado na embalagem. Não recomendo colocar o produto no algodão para depois passar o algodão no rosto porque, como eu disse no começo do post, o algodão acaba absorvendo o produto e você vai gastar mais demaquilante do que realmente precisava.

Cheiro: 4 (Bom)

Como não tem perfume, quem está acostumada a usar produtos que contenham fragrância ou que tenham componentes não naturais com certeza vai estranhar o cheiro deste demaquilante. Eu mesma estranhei quando usei a primeira vez.

O cheiro é de fruta (vindo do açaí), quase cítrico, com um fundo adocicado da manteiga de cacau e não fixa na pele. Depois que você se acostuma, tem cheiro de sobremesa.

Resultados: 5 (Ótimos)

Sem exagero, é o melhor demaquilante que eu já usei na vida.

Há muitos anos eu uso o demaquilante da Avon e sempre gostei dele porque nunca irritou minha pele nem meus olhos e sempre retirou numa boa todas as maquiagens que eu uso, com exceção do Batom Duo Tattoo da Ésika (que eu ainda preciso resenhar para vocês), mas precisava de algum “esfrega-esfrega” para remover algumas máscaras para cílios.

O da Ikove tem duas imensas vantagens: 1) É 100% composto de ingredientes naturais; 2) Remove todas as maquiagens que eu tenho sem esforço e sem ter que esfregar. De quebra, removeu também o Batom Duo Tattoo e as máscaras para cílios mais chatas que eu tenho.

Minha pele não ficou irritada, meus olhos não arderam, e depois que você aplica você sente a pele realmente limpa, não só da maquiagem, mas da poluição e de outros resíduos. É como se você todos os poros do seu rosto pudessem respirar novamente. Lembrando que minha pele é seca e é muito difícil eu sentir que minha pele precisa de uma limpeza extra, sensação mais comum em quem tem pele oleosa.

Ele não resseca, não deixa a pele oleosa, e parece tratar a pele, deixando-a viçosa e com uma aparência saudável.

Eu estou apaixonada. Tão apaixonada que ele já se tornou o meu demaquilante oficial. Vou continuar usando o da Avon só até ele acabar.

Aliás, o uso deste demaquilante fez eu perceber que não tenho no blog uma lista dos meus preferidos e, com tanto produto que a gente usa, o que é o nosso predileto hoje pode não ser mais amanhã. Assim, logo mais vou deixar um link permanente no blog com uma lista dos meus produtos preferidos, que vai ser alterada conforme os produtos perderem o seu “trono”. 😉

Embalagem: 5 (Ótima)

O frasco é plástico, tem contorno quadrado com cantos arredondados e válvula pump, perfeita para dosar o produto e para evitar desperdício.

O rótulo adesivo tem todas as informações necessárias, em português, inglês e francês, já que a marca exporta seus produtos para o Canadá.

Preço: 3 (entre R$ 40,01 e R$ 65,00)

O preço do produto na loja virtual oficial é de R$ 42,00*, mas você encontra na NetFarma pelo preço promocional de R$ 40,00*.

Pode parecer um pouquinho salgado, mas acho que vale muito a pena não só pela qualidade do produto, mas principalmente pelo fato de ser 100% natural.

Facilidade de encontrar: 4 (Fácil de encontrar)

Com representantes nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais, Distrito Federal, Paraná e Bahia, e uma lista com 12 lojas virtuais, além da NetFarma, que envia para todo o país, é fácil conseguir produtos da marca.

Segurança da composição: 5 (Muito seguro)

Componentes não indicados para pessoas com rosácea e/ou pele sensível:

  • Lavandula Officinalis (Lavender) Tincture;
  • Lavandula Officinalis (Lavender) Oil.

Apesar de ser um ingrediente natural, infelizmente a lavanda não é recomendada para as pessoas que sofrem com a rosácea. Não estou afirmando que, com certeza, as pessoas com rosácea terão reações com o uso do produto, apenas alertando que esses componentes estão presentes no produto e, geralmente, os médicos recomendam que não sejam usados por quem sofre com a rosácea.

Recapitulando…

Textura, aplicação e rendimento: 5 x 2 = 10
Cheiro: 4 x 2 = 8
Resultados: 5 x 3 = 15
Embalagem: 5 x 0,5 = 2,5
Preço: 3 x 1 = 3
Facilidade de encontrar: 4 x 0,5 = 2
Segurança da composição: 5 x 1 = 5

Média: 4,55

Avaliação Geral: estrela45

selo ndm2Considerações finais:

Como eu disse, o produto entrou para a minha lista dos “mais mais”. Amei! A eficiência como demaquilante, o resultado na pele após a aplicação, o fato de ser 100% natural… é simplesmente perfeito.

O preço pode parecer um pouco salgado, mas vale muito a pena, principalmente para quem procura por produtos naturais, sem tantos  componentes químicos agressivos para a pele e para a saúde em geral.

E vocês, já usaram este ou outro produto da Ikove Organics? Contem para gente nos comentários.

Beijocas e até o próximo post.

_________________

(*) Preços pesquisados na data deste post. Podem sofrer alterações.

2 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Renata
    ago 21, 2014 @ 16:04:36

    Olá Amiga!

    Ótimo post sobre o demaquilante da Ikove, realmente ele é perfeito e o meu favorito, usei por muitos anos o da Mary Kay mas depois que experimentei esse na BioFach Brazil em maio desse ano, comprei e não me arrependi! Uso todo final de semana para tirar a maquiagem pesada e a embalagem esta em pouco menos da metade é caro mas dura muito.

    Comprei também o esfoliante corporal e ele é TOP! Recomendo muito você testá-lo.

    Ah, e o Lip Balm deles também, muito bom!

    Beijos,

    Responder

    • Necessaire de Mulher
      ago 21, 2014 @ 17:51:12

      Olá, Renata, tudo bem?
      Eu tenho vários outros produtos Ikove aqui para resenhar. A maior parte deles eu já usei, incluindo o o Lip Balm, mas este último eu não gostei muito, não. Além de não hidratar meus lábios (que são super-ressecados), ele me deu a mesma sensação de ‘sede’ que eu tenho com alguns outros produtos para hidratação labial.
      Ainda quero comprar o esfoliante corporal e o creme hidratante facial de açaí.
      Aos poucos vou liberando outras resenhas. Fique de olho. 😉
      Beijocas.
      Fabi.

      Responder

Deixe um comentário

