Receita: Mantecal

Oi, pessoal, tudo bem?

Já faz algum tempo que eu tenho pensado em uma nova temática de posts para os fins de semana e acho que cheguei numa solução.

Minha mãe tem um livro de receitas bem grande, com um apanhado de receitas doces e salgadas. Algumas de família, outras que ela pegou em algum programa de televisão ou com amigas… todas uma delícia. Toda vez que ela experimenta uma nova receita e não dá certo, a anotação da receita vai imediatamente pro lixo. Risos.

Assim, decidi compartilhar as receitas da minha mãe com vocês. 🙂

A receita de hoje é muito simples (tem apenas 4 ingredientes), é muito fácil de fazer, e acompanha muito bem um cafezinho ou o chá da tarde. A criançada adora também. Então, se você tem filhos, aproveite. 😉

Espero que vocês gostem!

Ingredientes:

  • 250gr de gordura vegetal hidrogenada
  • 250gr de açúcar
  • 3 xícaras de chá de farinha de trigo
  • goiabada

Modo de fazer:

Misture a gordura vegetal, o açúcar e a farinha de trigo, amassando bem. Abra a massa, deixando com aproximadamente 1cm de altura, e corte com cortadores de biscoito.

Faça um furinho no centro e encaixe um pedacinho de goiabada.

Coloque em uma assadeira e leve para assar em forno preaquecido a 180ºC.

Observações:

O tempo de forno vai variar de acordo com o eletrodoméstico de cada um. O ideal é retirar os biscoitos antes que eles comecem a dourar, caso contrário, ficarão duros ao invés de ficarem macios e derreterem na boca.

Não é preciso untar a assadeira, pois o biscoito já tem bastante gordura e não irá grudar.

4 Comentários (+adicionar seu?)

  1. zibiane
    jan 11, 2014 @ 10:56:11

    Han
    Han
    Han
    Fabi e os dotes culinarios

    Responder

  2. Rodrigo S
    jan 11, 2014 @ 12:24:26

    Fabi adorei a ideia!
    Ah quero te dar uma sugestão meio louca kkkk
    que tal você apresentar pratos e receitas especiais pros alérgicos de plantão? Tem os celíacos (que não podem ver glúten), os alérgicos a alguns pigmentos como a tartrazina, os com intolerância a lactose…
    Outra dica legal seria fazer pratos com pouquíssimos ingredientes, usando alimentos que todo mundo facilmente tem na cozinha de casa como pão dormido, queijo, tomate, margarina, creme de leite e leite condensado (ok, não exatamente esses ingredientes numa mesma receita, pois acho que não ia dar certo) kk
    Não sei se você tem também algum tipo de intolerância alimentar, mas dei essas ideias caso você queria enriquecer mais ainda esses deliciosos posts culinários!
    Bjs e espero o post de cuidados faciais!

    Responder

    • Necessaire de Mulher
      jan 11, 2014 @ 13:52:08

      Oi, Rodrigo, tudo bem?
      Minha única alergia alimentar é a limão. Não posso comer desde pequena.
      Então, fica difícil essas receitas específicas… até porque, como eu disse, estou aproveitando o livro de receitas da minha mãe e como ninguém na família tem intolerância alimentar, não tem nada específico.
      O que eu ainda quero fazer são posts sobre produtos industrializados que podem ser consumidos por essa turma (diabéticos, celíacos e pessoas com intolerância à lactose), porque tenho experiência com vários por conta do meu emagrecimento há alguns anos.

      Beijocas.
      Fabi.

      Responder

Deixe um comentário

