Testei: Solar Expertise FPS 60 (L’Oréal Paris)

Oi, meninas, como vão vocês?

Antes de eu começar o blog e sair testando vários protetores solares por aqui, o protetor para o corpo que eu andava usando era o Solar Expertise FPS 60, da L’Oréal. Na verdade, ainda é. Testo os outros para passar minha opinião para vocês, mas sempre volto para ele.

Depois que eu experimentei o bloqueador solar Cenoura & Bronze, e vi no teste divulgado no jornal O Estado de São Paulo que o Solar Expertise foi o outro produto aprovado, decidi falar também dele para vocês.

Vamos lá? 🙂

Solar Expertise FPS 60

Marca: L’Oréal Paris

Fabricante: Procosa Produtos de Beleza Ltda.

Descrição: bloqueador solar avançado – loção

Conteúdo: 200ml

O que promete: Sua pele imediatamente protegida contra as queimaduras de sol e o envelhecimento solar:
– Previne a aparição de rugas e manchas solares;
– Preserva a elasticidade e hidratação naturais da sua pele.

Conselhos de utilização:
– Aplicar generosamente ou livremente antes e durante a exposição ao sol sobre a pele;
– Reaplicar o produto é necessário para manter a efetividade principalmente após: nadas, secar-se com toalha, sudorese intensa ou tempo de exposição prolongada ao sol;
– Evitar exposição ao sol entr 10h e 16h;
– Evitar exposição prolongada das crianças ao sol. Para crianças menores de 6 meses, consultar um médico;
– Este produto ajuda a prevenir as queimaduras solares. Nenhuma proteção contra a insolação. Oferece muito alta proteção contras as queimaduras solares. Peles extremamente sensíveis. O produto pode causar manchas em tecidos.

Composição:

Contém avobenzona e parabeno (Methylparaben).

Acho uma pena que ele contenha avobenzona (um tipo de benzofenona, assim como a oxibenzona). São ingredientes amplamente usados nos protetores solares no mercado, mas para algumas pessoas provoca reações alérgicas e há estudos tentando provar que ele pode causar câncer.

No rosto, eu não posso usar nenhum produto que contenha benzofenonas devido à sensibilidade da minha pele. Felizmente, no corpo não tenho problemas, mas ainda há a dúvida sobre a segurança do componente.

O teste: Aplicação feita normalmente, espalhando o protetor sobre a pele limpa e seca, geralmente logo após o banho e cerca de 30 minutos antes da exposição ao sol.

Avaliação

Textura, Aplicação e Rendimento: 4 (Bons)

Entre cremoso e líquido, não é muito denso.

Espalha muito bem, rende bastante e absorção na minha pele é bem rápida.

Além disso, não esfarela, mas deixa a pele um pouco grudenta, principalmente se estiver muito calor e você transpirar.

Cheiro: 2 (Ruim)

Não tem um cheiro muito forte de protetor (aquele cheiro característico, bem forte no Sundown, por exemplo), mas é um cheiro intrometido.

Você sente o cheiro do protetor o tempo todo, principalmente se a temperatura estiver alta e você transpirar.

Resultados: 4 (Bons)

Como eu mencionei no quesito aplicação, ele deixa a pele meio grudenta.

Tem a imensa vantagem da proteção, tendo passado no teste da Sociedade Brasileira de Dermatologia, conforme teste divulgado no jornal O Estado de São Paulo.

Abaixo, vocês podem verificar como esse produto se saiu no teste, sendo um dos únicos dois aprovados pela SBD. Clique na imagem para ampliá-la.

Se quiser ler a matéria completa no Estadão, clique aqui.

Embalagem: 3 (Regular)

Tampa do tipo flip-top, na parte superior do frasco.

Para o dia-a-dia é uma embalagem funcional. A base mais larga afinando em direção à parte superior da embalagem facilita o manuseio e torna a embalagem mais anatômica.

Para quem vai à praia, tem o inconveniente de ser um tipo de tampa que facilita o acúmulo de areia.

Preço: 3 (entre R$ 40,01 e R$ 65,00)

A média de preço para a embalagem de 200ml é de R$ 43,60(*). Quem quiser, pode clicar aqui para fazer uma pesquisa de preços online e comprar o seu na loja virtual de sua preferência.

Recapitulando…

Textura, aplicação e rendimento:
****
Cheiro:
**
Resultados: ****
Embalagem: ***
Preço: ***

Média: 3,2

Avaliação Geral: estrela3

_________________

(*) Média de preços pesquisada na data deste post. Pode sofrer alterações.

12 Comentários (+adicionar seu?)

  1. zibiane
    jun 18, 2013 @ 21:03:49

    eu preciso aprender a usar

    Responder

  2. Deise Ferreira DN
    jun 19, 2013 @ 14:47:49

    Boa tarde,URGENTEEEE: por favor me fale se eu estou seguindo vcs pq não aparece fotos quem segue,só aparece fotos de quem curti. Preciso dessa resposta pois o sorteio acontece amanha 🙂 obrigada.

    Responder

  3. Jessica Mota
    jun 20, 2013 @ 13:52:38

    Faz o teste do Aloe Sunscreen Forever, vc vai adorar depois deixa a resenha…

    Responder

  4. Thaismara Rocha
    jan 09, 2014 @ 18:25:36

    Eu comprei vou começar a usar, acho q vai ser muito bom afinal os produtos Loreal sao excelentes….

    Responder

  5. Eduardo de Lima
    jan 17, 2014 @ 15:01:43

    Cara Fabiana,

    Li seu post e ele se mostrou realmente interessante. Parabéns pelo trabalho. Fiquei apenas com uma dúvida, você comentou que ele tem oxibenzona. Procurei na fórmula e não encontrei de jeito nenhum, nem os sinônimos (http://j.mp/1mb5KiN).

    Você poderia especificar qual componente da fórmula está relacionado à oxibenzona?

    Desde já agradeço,
    Eduardo.

    Responder

    • Necessaire de Mulher
      jan 17, 2014 @ 16:57:03

      Olá, Eduardo, tudo bem?

      O methoxydibenzoylmethane, presente na composição do Solar Expertise FPS 60 é um tipo de benzofena (avobenzona), assim como a oxibenzona,

      De fato houve um equívoco da minha parte em usar o termo errado (oxibenzona ao invés de avobenzona – problema já corrigido, MUITO obrigada), porém os dois componentes são da mesma família química e podem causar os mesmos tipos de problemas.

      Espero ter sanado sua dúvida.
      Beijocas.
      Fabi.

      Responder

      • Eduardo de Lima
        jan 17, 2014 @ 20:49:45

        Fabiana, obrigado pela rápida resposta.

        Eu não sou químico e tenho pesquisado muuuito para saber qual o melhor protetor, a fim de garantir a saúde da minha família (já que aqui em casa todos começamos a usar, inclusive minha mais nova – de nove anos).

        Limitado pela falta de conhecimento, tenho buscado artigos na Internet para basear minha pesquisa e tentar aumentar um pouco meu conhecimento (já que podemos usar o produto por boa parte da vida). Uma das fontes que uso é o site do EWG. Nele, já havia visto a avobenzona, mas com baixo risco de toxidade e nenhuma relação à absorção do organismo (como acontece com a oxibenzona – processada como estrogênio no organismo).

        Você acha que devo realmente me preocupar com o uso da avobenzona a longo prazo?

        Infelizmente, na fórmula da L’oreal o que mais me preocupou foi o methylparaben, ele também pode agir como hormônio no organismo, causando problemas de saúde (http://j.mp/1awHMt3).

        Deixo dois link da EWG que andei vendo: http://j.mp/1eGKBtW http://j.mp/1awGiyY
        Segue tamb´me o link que indica o risco de cada parabeno para a saúde, de acordo com a EWG: http://j.mp/1awHQJh

        A gente sabe que na ciência as conclusões mudam com o passar do tempo, mas hoje – no Brasil – o único protetor que vi (não tive acesso à fórmula da ROC, então esse não entra nos comparativos) que é livre de parabeno e de oxibenzona, nos livrando de possíveis problemas de saúde, é o Anthelios, da La Roche Posay. O único problema dele é que, segundo a PROTESTE, tem fotoestabilidade muito ruim.

        Um grande abraço,
        Eduardo.

      • Necessaire de Mulher
        jan 21, 2014 @ 22:57:13

        Eduardo, desculpe pela demora na resposta.
        Olha… eu também não sou química, nem farmacêutica, nem médica (risos), mas como eu tive um problema bem sério de dermatite perioral no início de 2012, eu passei a ser bem rigorosa com alguns produtos, principalmente protetores solares. Eu acho complicado o fato da avobenzona e da oxibenzona serem componentes da mesma família porque se outros tipos de componentes “da mesma família” causam o mesmo tipo de reação alérgica em pessoas de pele sensível, o que nos garante que a avobenzona não tenha realmente os mesmos efeitos da oxibenzona. O que quero dizer é: será que realmente é um componente seguro, ou será apenas que ela não foi pesquisada tão a fundo ainda?

        Os parabenos são complicados… A indústria utiliza a torto e a direito e, infelizmente, muitas empresas que retiraram os parabenos de suas composições aparentemente estão utilizando outros tipos de conservantes que também causam problemas.

        Ficamos nesse impasse… usar algo com parabeno, ou usar um produto com fotoestabilidade ruim? É complicado…

        Na pior das hipóteses, se você está muito preocupado com essas questões todas, eu aconselharia um protetor solar formulado por um médico dermatologista. Se elaborado em um laboratório de confiança, o produto com certeza será o mais seguro possível.

        Beijocas.
        Fabi.

  6. Michelly
    fev 08, 2017 @ 15:46:49

    Olá, boa tarde! Eu uso o protetor solar aloe sunscreen, vc conhece?
    Faça um teste com ele, é excelente e não deixa a pele gordurosa, ir não conter óleo e é para todo tipo de pele.

    Responder

    • Necessaire de Mulher
      fev 08, 2017 @ 16:33:49

      Oi, Michelly, tudo bem? O Aloe Sunscreen contém oxibenzona, um protetor químico não indicado para peles sensíveis (meu caso). No Solar Expertise tem avobenzona, que é um outro componente da mesma família também. Citei essa questão na resenha. O Aloe Sunscreen ainda tem um agravante: tem dois tipos de parabenos (Methylparaben e Propylparaben), contra um tipo no Solar Expertise.
      De qualquer forma, agradeço a dica. 😉
      Beijocas.
      Fabi.

      Responder

Deixe um comentário

