Testei: Smooth Minerals Pressed Foundation (Avon)

Olá, meninas, tudo bem?

Eu já mencionei aqui no blog algumas vezes que a Avon retirou de linha já há algum tempo a minha base líquida predileta, que era a Personal Match.

Recentemente contei aqui que a Ideal Flawless Base Líquida assumiu o posto de preferida, mas para mim existe ainda uma outra base da Avon que se supera.

E por que eu não fiz resenha antes? A grande questão é que ela é importada. Foi comercializada nos catálogos brasileiros por um período e depois descontinuada, sabe-se lá Deus porque.

Trata-se da Smooth Minerals Pressed Foundation, que é uma base mineral compacta (em pó) e obviamente fazia parte da linha mineral da Avon, que contava ainda com sombras, blushes e base em pó solto.

Aqui no Brasil ela era comercializada em quatro tonalidades. Pela Avon nos Estados Unidos, ela pode ser encontrada em 10 (isso mesmo, DEZ) tonalidades diferentes.

Assim que a mesma foi retirada do catálogo, dei um jeito de garantir mais duas novinhas na minha cor e tenho elas guardadinhas com muito amor e carinho, na esperança de que a Avon volte a vendê-las aqui, como me informaram quando entrei em contato com eles questionando a respeito.

Assim, se você tem uma amiga ou um familiar morando ou indo viajar para os lados de lá, pode encomendar uma para você. 🙂

Smooth Minerals Pressed Foundation

Marca: Avon

Descrição: base compacta facial FPS 15

Conteúdo: 13,5g

Modo de usar: Aplique uma pequena quantidade do produto no rosto com a esponja, espalhando uniformemente. Reaplique o produto até obter a intensidade desejada.

Precauções: Uso externo. Evite que o produto entre em contato com os olhos. Caso isto ocorra, enxágue abundantemente com água. Não aplique sobre a pele irritada ou lesionada. Se houver qualquer sinal de irritação, descontinue o uso do produto. Caso a irritação dos olhos e/ou pele persista, consulte um médico. Evite calor excessivo. Mantenha a embalagem bem fechada e fora do alcance de crianças.

O que promete: A linha de maquiagem Mineral da Avon é formulada com o exclusivo “Mineral Complex”, um complexo composto de pigmentos minerais 100% naturais, com nutrientes essenciais como zinco, magnésio, cobre, malaquita e turmalina. Não contém talco, fragrância e óleo. Proporciona a cobertura de uma base líquida, com efeito natural e FPS 15. Dermatologicamente testado. Não comedogênico (não obstrui os poros).

Composição: Mica, Titanium Dioxide, Iron Oxides, Bismuth Oxychloride, Zinc Stearate, Zinc Oxide, Ethylhexyl Methoxycinnamate, Di-Ppg-3 Myristyl Ether Adipate, Dimethicone, Saccharomyces/Copper Ferment, Saccharomyces/Magnesium Ferment, Saccharomyces/Zinc Ferment, Saccharomyces/Malachite Ferment, Saccharomyces/Tourmaline Ferment, Tocopheryl Acetate, Retinyl Palmitate, Diisostearyl Malate, Silica, Tocopherol, Sorbitan Sesquioleate, Sodium Dehydroacetate, Calcium Pca, Kaolin, Zinc Pca, Bht, Methylparaben, Butylparaben.

Contém parabenos (Methylparaben e Butylparaben).

O teste: Uso essa base das mais variadas formas. Com e sem primer, aplicando com esponja seca e úmida, com pincel etc. Só não dá para aplicar com os dedos, porque é em pó. A minha cor é a que era comercializada aqui como bege claro. Não tenho certeza, mas acho que é a Light Beige no exterior (digo acho porque existem mais dois tons para pele clara e não dá para ter certeza se a Avon se manteve fiel aos nomes das cores).

Avaliação

Textura, aplicação e rendimento: 5 (Ótimos)

Essa base é simplesmente incrível. Você pode aplicá-la seca com pincel do tipo flat-top para uma cobertura natural ou com esponja para uma cobertura mais intensa. Assim, o acabamento fica mate e aveludado.

Aplicando com uma esponja úmida, por cima de um hidratante ou protetor solar, o acabamento fica luminoso e brilhante (não oleoso), com cara de pele saudável e no estilo ‘não estou usando maquiagem’.

Acabamento e cobertura: 5 (Ótimos)

Invisibilidade define essa base. Mesmo que você passe uma camada super grossa, com esponja seca, ela se funde à pele de um jeito inexplicável.

O acabamento é perfeito, e a cobertura vai da suave e natural à pesada e completa.

E ela funciona para qualquer tipo de pele, mesmo as mais ressecadas como a minha. Mesmo nos dias em que a minha pele está pedindo socorro, passo um hidratante e essa base por cima e a maquiagem fica perfeita. Não marca as regiões ressecadas e ninguém diz que eu estou usando maquiagem.

Duração: 5 (Ótima)

Como ela é em pó, quando quero usar primer, dou preferência a um primer também em pó (uso o Make B. Mineral d’O Boticário – ainda farei resenha dele aqui para o blog), mas o uso do primer não é obrigatório.

No calor ou no frio, se sua pele é seca, mista, oleosa, não importa… ela dura impecável cerca de 5 horas. Em casos extremos vai exigir apenas algum retoque. O pulo do gato é aplicá-la da forma mais indicada para o seu tipo de pele.

Se a sua pele é seca, pode aplicá-la seca ou com esponja úmida em qualquer clima. Mas se estiver muito quente e você transpirar com facilidade, recomendo aplicar com a base seca.

Se sua pele é mista, recomendo usar a base com aplicação seca no verão, e úmida apenas no inverno.

Se sua pele é bem oleosa, é mais recomendada a aplicação seca, esteja o clima quente ou frio.

Não importa a forma aplicada, ela não escorre e não transfere. No máximo acumula em rugas mais profundas ou linhas de expressão. Em mim, por exemplo, ela acumula nos vincos que se formam ao lado da boca quando eu sorrio, mas isso apenas depois de pelo menos quatro horas.

Embalagem: 4 (Boa)

A embalagem é bonita, e vem com uma esponja e espelho. Só não gosto muito quando a esponja fica o tempo todo em contato direto com o produto e a única proteção é aquelas películas plásticas típicas de embalagem.

Não é o fim do mundo, mas se ela tivesse um espaço separado para a esponja eu com certeza daria nota máxima.

Preço: 4 (entre R$ 15,01 e R$ 40,00)

Nos Estados Unidos, ela custa US$ 11,00(*), o que dá aproximadamente R$ 24,00 hoje. Se eu não estiver enganada, ela saía por pouco menos de R$ 30,00 quando era vendida aqui.

Recapitulando…

Textura, aplicação e rendimento:
*****
Acabamento e cobertura:
*****
Duração: *****
Embalagem: ****
Preço: ****

Média: 4,6

Avaliação Geral:

Então vocês podem me questionar porque eu disse que essa base se supera à Ideal Flawless se a média na avaliação geral é a mesma.

No geral, são bases bem similares mesmo nos quesitos de acabamento, cobertura, duração… mas a Smooth Minerals tem a enorme vantagem de ser mineral, ideal para quem tem pele sensível, como eu, ou para quem tem rosácea. E eu particularmente, mesmo tendo pele seca, acho mais simples aplicar base em pó do que aplicar base líquida ou cremosa.

E vocês? Chegaram a usar essa base? Contem nos comentários!

Beijinhos e até a próxima!

_________________

(*) Preço pesquisado na data desse post. Pode sofrer alterações.

10 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Vi Furrati
    mar 21, 2013 @ 13:39:16

    Nunca nem ouvi falar dessa base…

    Responder

  2. zibiane
    mar 21, 2013 @ 21:35:05

    eu tenho sombra e adoro, foi uma pena mesmo

    Responder

  3. Carol Sousa
    nov 06, 2014 @ 10:44:49

    Adoro essa base..ainda tenho uma que estou usando mas não sei o que fazer quando acabar, não conheço ninguém que possa trazer pra mim dos states, seria bom alguém comprar pra revender aqui no Brasil.

    Responder

  4. Maria adelia de queiroz vieira
    fev 16, 2015 @ 16:45:13

    Estou desesperadamente precisando da minha base pó minerais e saiu de linha não uso outra.

    Responder

  5. Nath
    nov 30, 2015 @ 10:35:21

    Essa base em po da Avon é maravilhosaaaaa!!!
    Não entendo porque a Avon tem o “dom” de retirar de seu catalago os seus melhores produtos…algo que estava dando super certo…assim como uma mascara de cílios 3 em 1…que deixava os cílios IMENSOS…Eu tambem amava essa mascara,porem…nao vendem mais : (
    Parece ate que nos aqui do Brasil nao merecemos algo de qualidade…só nos restam as “sobras” do que ” lá fora ” nao da certo…aí…”tacam guela abaixo dos brasileiros”…

    Responder

    • Necessaire de Mulher
      dez 01, 2015 @ 22:39:41

      Oi, Nath, tudo bem? Por incrível que pareça a Avon aqui no Brasil retira do catálogo os produtos que não têm um número de venda satisfatório. Infelizmente, não havia clientes em número suficiente dispostas a pagar um pouco mais pela linha de maquiagem mineral.
      O mesmo acontece com algumas máscaras para cílios, que são retiradas do mercado brasileiro.
      A Avon está sempre tentando trazer os produtos de fora e, mantém ou retira do catálogo brasileiro conforme o fluxo de pedidos. Os esmaltes da linha NailWear Pro+, por exemplo, fizeram sucesso e aos poucos estão trazendo novas cores e acabamentos.
      É uma tristeza mas as coisas no Brasil funcionam dessa forma. Se não há pedidos suficientes, os produtos são retirados para que não haja estoque vencendo, sem venda.
      Beijocas.
      Fabi.

      Responder

Deixe um comentário

