Testei: Make B. Mineral Base em Pó (O Boticário)

Olá, meninas, tudo bem?

O post sobre dermatite perioral e rosácea atraiu a visita de muitas meninas com esses problemas ou com pele sensível, como a minha, e eu recebi muitos questionamentos sobre o que usar, o que não usar e a questão que mais incomoda, principalmente as que sofrem com a rosácea, é a maquiagem.

Quando temos pele sensível ou que está passando por um momento de sensibilidade, uma alergia, uma dermatite, ou temos rosácea, não é aconselhado utilizar qualquer tipo de maquiagem, pois os componentes podem piorar o quadro ou causar crises e agravar o problema.

Para todos esses casos, a maquiagem ideal é a mineral, que é livre de talco, parabenos, óleos, ceras, perfume e outros tantos componentes prejudiciais. Infelizmente, é também a mais cara, a mais difícil de encontrar, e a com menos opções no mercado brasileiro.

Importadas temos várias e eu ainda não tive a oportunidade de testar nenhuma das minerais. Dentre as nacionais, eu só usei a d’O Boticário. A Avon também comercializava sua linha de maquiagem mineral aqui no Brasil (no momento fora de catálogo), mas os produtos não eram fabricados aqui e sim importados.

Vamos então falar sobre a base mineral em pó d’O Boticário. 🙂

Make B. Mineral Base em Pó

Marca: O Boticário

Descrição: base mineral em pó solto

Conteúdo: 4,5g

O que promete: A linha Mineral de Make B. apropria-se da natureza explorando ingredientes minerais que não agridem a pele e proporcionam um acabamento impecável.

Feita de minerais puros como argila mineral e a pedra ametista, a Base Mineral possui a aparência de um pó, mas quando aplicada na pele, proporciona uma luminosidade natural deixando a pele radiante. Sua fórmula contém partículas micronizadas que aderem à pele, cobrindo e disfarçando pequenas imperfeições. Possui uma textura ultrafina, toque sedoso e efeito natural.

Mantém a pele livre de oleosidade.

Livre de conservantes, talco, óleos, ceras, fragrância e componentes que possam causar irritações, é ideal para todos os tipos de pele. Contém FPS 15.

Aprovado para uso em peles sensíveis. Não comedogênico.

Modo de usar: Antes de aplicar a Base, utilize o Primer em Pó Mineral para maior durabilidade do produto na pele. Retire a tampa transparente; remova o pincel kabuki do suporte, abra a segunda tampa segurando o puxador; retire o lacre. Feche a segunda tampa e vire o frasco de maneira que o produto se acumule sobre a peneira. Abra novamente a segunda tampa. Passe o kabuki (pincel) sobre a peneira para que absorva o produto. Passe sobre a pele em movimentos circulares até a completa absorção do produto.

Orientações ao consumidor: Descontinue o uso em caso de sensibilização. Mantenha o produto bem fechado e longe do calor excessivo.

O teste: Testei a base em um dia de temperatura amena, por volta de 20°C, com a utilização do Primer em Pó Mineral da mesma marca.

A minha cor é a mais clara, Bege Nude. Quando eu comprei essa base pela primeira vez comprei a Bege Claro e não gostei. Ficou muito alaranjada na minha pele e por mais que eu esfumasse do rosto em direção ao pescoço eu continuava “mascarada”.

Avaliação

Textura, aplicação e rendimento: 4 (Bons)

Eu fiquei em dúvida sobre como avaliar a base nesse quesito porque ela é em pó solto, não compacto, o que exige alguma habilidade e prática para aplicá-la de forma uniforme, sem que você acabe criando de forma indesejada regiões de cobertura muito mais intensa do que outras.

A questão é a seguinte: a minha pele é seca logo, eu invariavelmente aplico um bom hidratante antes da base. Então, quando eu levo ao rosto o pincel com o pó, a tendência é que a maior parte do produto “grude” no hidratante, ficando mais concentrada na região que o pincel encostou primeiro.

Foi quase uma alquimia descobrir a melhor forma de aplicar essa base e acabei chegando à conclusão de que é melhor utilizar um pincel do tipo duo-fiber do que o pincel que já vem na embalagem.

Para quem tem pele oleosa, provavelmente aplicará um produto matificante antes e isso facilitará o trabalho, já que hidratantes matificantes específicos para pele oleosa costumam deixar a pele aveludada e “seca”, ao contrário de hidratantes específicos para peles secas como a minha.

Mesmo com a dificuldade inicial, a textura é boa. Realmente muito fina, o que faz com que na verdade tenha muito mais produto dentro da embalagem do que aparenta ter.

Acabamento e cobertura: 5 (Ótima)

O resultado é uma pele com cobertura média a completa, supernatural e aveludada.

O pincel definitivamente é a melhor ferramenta para esse produto e você pode usar o pincel que já vem com o produto ou o pincel de sua preferência (os duo-fiber ou tipo flat-top – que tem as cerdas retas – são os que eu mais aconselho.

Duração: 4 (Boa)

Fiquei com a base durante seis horas e ela acumulou muito levemente nas linhas que se formas nas laterais da boca ao sorrir apenas após a quinta hora.

Não transfere e não escorre.

Embalagem: 3 (Regular)

Eu não consigo negar que a embalagem seja linda. Mas eu não acho nem um pouco prática.

Vocês podem verificar a saga lá em cima no “Modo de Usar”. Pode ser a melhor embalagem para muitas pessoas, mas eu realmente não gosto muito. Acho que faz sujeira, você tem que ficar toda hora virando a embalagem para pegar mais produto, se fica muito produto acumulado na peneira o pincel acaba pegando uma quantidade grande de uma só vez… enfim…

Eu acho que O Boticário podia pensar em fazer essa base em pó compacto, resolveria a questão da dificuldade para aplicar que as pouco experientes em maquiagem terão e também poderia ser feita em outro tipo de embalagem, como as de pó compacto que a marca já tem.

Preço: 3 (entre R$ 40,01 e R$ 65,00)

O produto custa R$ 55,99(*) na loja virtual da marca.

Recapitulando…

Textura, aplicação e rendimento:
****
Acabamento e cobertura:
*****
Duração: ****
Embalagem: ***
Preço: ***

Média: 3,8

Avaliação Geral:

Vocês já usaram essa base d’O Boticário? Contem pra gente nos comentários. 🙂

Beijinhos e até o próximo post.

_________________

(*) Preço pesquisado na data deste post. Pode sofrer alterações.

26 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Lilian S. Bonzi
    jan 17, 2013 @ 15:28:38

    Poxa, eu ia comentar q a embalagem era tão linda, mas se é tão dificil assim de aplicar já quebra a magia… rs

    Responder

    • Necessaire de Mulher
      jan 17, 2013 @ 16:20:17

      Linda ela é mesmo, Li. Mas eu acho que esse tipo de embalagem faz muita bagunça… como o pó é bem fininho, ele forma aquela ‘névoa’ quando você vira a embalagem de cabeça pra baixo para que o pó suba pelos buraquinhos. Quando você abre a tampa, tem pó na tampa… se não tomar cuidado, suja tudo em volta. o.O

      Responder

  2. Marisa Garcia
    jan 17, 2013 @ 17:54:08

    Menina tô doida por essa base! Só peca na embalagem heim!
    Bjokas

    Responder

  3. Fa
    jan 25, 2013 @ 15:31:28

    Vou esperimentar , tomara q esse dá certo p mim tenho a rasacea! Bjuss

    Responder

    • Necessaire de Mulher
      jan 25, 2013 @ 18:23:19

      Oi, Fa! Experimente sim… faça um teste em uma loja. Assim você não gasta o dinheiro à toa, caso não tenha um resultado legal para você. Depois, volte para contar para gente sua experiência! 🙂 Beijinhos e boa sorte!

      Responder

  4. Flávia
    mar 22, 2013 @ 13:08:14

    Eu experimentei e achei que a minha pele ficou craquelada. Tenho a pele oleosa e utilizo creme hidratante para este tipo de pele, então não sei o motivo de ter dado esta aparencia na pele. Também gostei da cobertura. A embalagem realmente não é nada prática, como costumo andar com ela na bolsa, sempre fica uma grande quantidade de pó em cima da peneira, uso a tatica de virar a embalagem para um dos lados, e tentar pegar pouco pó, mas acabo desperdiçando porque ele cai na roupa na pia e faz um pouquinho de sujeira. Usar a base no onibus não rola, a pessoa ao lado fica um pouco brava! Beijos

    Responder

    • Necessaire de Mulher
      mar 22, 2013 @ 13:53:09

      É, Flávia, realmente faz sujeira. 😦 Como sua pele é oleosa, acho que ajudaria usar o primer da mesma linha antes. Pois ele deixa a pele mais ‘sequinha’. Se tiver oportunidade, passe em uma loja e teste o do mostruário, para não gastar dinheiro a toa, caso não funcione.

      Responder

  5. mariane
    abr 03, 2013 @ 14:08:22

    Adorei a dica!
    Se bem que a sua pele ja é linda nem fez diferença.

    Responder

  6. nathalia
    abr 20, 2013 @ 11:42:11

    Nossa sua pele é perfeiiiita nem precisa de base *-*

    Responder

    • Necessaire de Mulher
      abr 20, 2013 @ 11:46:06

      Oi, Nathalia… eu devo confessar que acho que a minha câmera tem um PhotoShop embutido e eu não sei. As fotos ficam sempre boas. Hahahahaha.

      Mas minha pele é muito sensível, e muitas vezes fica avermelhada. A base dá uniformidade. 🙂

      Obrigada pelo elogio. ❤

      Beijinhos.
      Fabi.

      Responder

  7. Mara
    jul 12, 2013 @ 20:28:27

    Comprei no escuro ,só por indicação da vendedora e amei.
    Adorei tudo 😮 acabamento , a textura , a durabilidade.A embalagem não é tão difícil não , é só se habituar e pegar o “jeito”.Infinitamente melhor que as bases líquidas.

    Responder

  8. Mirele
    jul 25, 2013 @ 21:38:22

    Oi comprei esse produto e para mim tem uma durabilidade maior. No começo duvidei um pouco, mais realmente é mto boa, qto a embalagem no começo achei pratica, depois não gostei pelo fato de por na nécessaire e cair onde tem a peneira. Fora isto, sem palavras…

    Responder

  9. Marisa
    ago 10, 2013 @ 19:13:43

    Não consigo mais viver sem o pó base mineral do Boticário.Sou totalmente alrgica e é o único produto que consigo usar.Comprei esta semana por 55,90 e dura muito.Recomendo.

    Responder

  10. Néia
    ago 20, 2013 @ 18:07:08

    Olá,comprei a minha hoje,por indicação da vendedora eu comprei,ela disse q é a melhor,vamos ver se vou gostar mesmo,pois achei bem carinha 69,90.

    Responder

  11. Lidiane
    nov 08, 2013 @ 14:28:13

    Compre a minha essa semana! Estou muito, muito, muito In Love com ela! *-*
    Usava a base em pó mineral da Mary Kay e, sinceramente, essa da Make B. a colocou no bolso. MUITO SATISFEITA MESMO, gente! Vale a pena o investimento!!! 😀

    Responder

  12. Lidiane
    nov 08, 2013 @ 14:31:43

    Comprei a minha essa semana! Estou muito, muito, muito In Love com ela! *-*
    Usava a base em pó mineral da Mary Kay e, sinceramente, essa da Make B. a colocou no bolso. MUITO SATISFEITA MESMO, gente! Vale a pena o investimento!!! 😀

    Responder

  13. Erica Ricarte
    abr 06, 2014 @ 23:31:53

    Bom….ela é boa sim mais a longo prazo dá uma ressecada na pele na minha por exemplo (mista) e eu uso protetor antes apesar de já ter isso adorei o blog

    Responder

  14. Mônica
    dez 01, 2014 @ 09:50:10

    Gente, eu uso essa base a mais de 1 ano. E sinceramente eu amo td. A cobertura é lindaaaaa, a embalagem eu acho mega legal, o pincel é otimo. Antes tinha q levar vários produtos na bolsa, agora só um. Mas uma dica: eu uso a base apenas com um creme pré-base e deixo a pele absorver antes de passar a base, ou somente a base, e nao acumula em lugar nenhum. Perfeita. Amoooo…

    Responder

  15. Breno
    abr 21, 2015 @ 20:47:05

    Oi adorei a resenha !
    Me responde uma coisa, vi na composição dessa base que ela tem o famoso dióxido de titanium, aquele componente que faz a gente ficar com a cara branca nas fotos com flash, queria saber se essa base fica branca no rosto em fotos com flash e também se esbranquiça ou derrete com respingos de água por exemplo, bjs.

    Responder

    • Necessaire de Mulher
      abr 24, 2015 @ 13:24:15

      Oi, Breno, tudo bem?
      Como toda base e protetor solar com dióxido de titanium, essa base tem um efeito iluminador, que é para disfarce ótico de rugas e linhas finas. No entanto, vale lembrar que esse problema com flash só acontece com flashes usados diretamente sobre o rosto. Para fotos em estúdio, com flash difuso e indireto, o problema não ocorre. Quando à questão da água, não sei te dizer com 100% de certeza, mas eu não notei problemas com ela, nem com água nem com suor.
      Beijocas!
      Fabi.

      Responder

  16. Mylle
    jun 20, 2015 @ 15:28:25

    Boa tarde! Tenho rosácea e tenho dificuldade em comprar maquiagens. Então, antes de comprar gostaria de saber se podemos usar o primer make b mineral, protetor solar e depois a base em pó. Dá certo? Quem tem rosácea não pode deixar de usar protetor. Fico grata.

    Responder

    • Necessaire de Mulher
      jun 20, 2015 @ 20:28:21

      Mylle, tudo bem?
      O protetor solar deve ser sempre aplicado ANTES de qualquer produto e não só por quem tem rosácea ou outro tipo de pele. Você deve aplicar o protetor solar e só depois iniciar sua maquiagem.
      O Primer Make B. Mineral também já saiu de linha e não é comercializado mais pel’O Boticário. Então, se você ainda não o tiver no seu arsenal de produtos, não adianta procurá-lo nas lojas.
      Beijocas.
      Fabi.

      Responder

  17. Luciana
    nov 22, 2015 @ 21:22:39

    Ola!! a cor bege medio é muito escura?

    Responder

    • Necessaire de Mulher
      nov 22, 2015 @ 21:56:16

      Oi, Luciana, tudo bem? A melhor forma de verificar a cor é visitando uma loja O Boticário. Para mim, é bem escura mas minha pele é muito clara, então não posso te dizer ao certo porque não sei qual tom você precisa.
      Beijocas.
      Fabi.

      Responder

Deixe um comentário

