Cuidados com as unhas: Bepantol Derma

Olá, meninas, tudo bem?

Sempre que tem post de unhas, eu compartilho uma foto no Facebook onde as minhas unhas apareçam, ou quando eu saio de casa surgem comentários a respeito do comprimento delas, perguntam se são postiças, essas coisas.

Bem… não tem um segredo milagroso, mas sim vários pequenos cuidados que, em conjunto, dão resultado.

Às vezes, quando faço resenha de um produtinho para as unhas que acabei de usar eu fico pensando ‘Quem vê meu blog deve achar que eu sou louca… hoje digo que um produto resolveu um problema, amanhã eu digo que foi outro’ (risos)… Como eu disse, não há milagres. Acho que o resultado é acumulativo e os produtos se completam.

Eu já usei e testei muitos produtos para as unhas. Já falei de alguns deles no blog. Teve o fixador de esmaltes e fortalecedor com minerais da Avon, a dica das lixas de cristal para evitar que as unhas ‘descamem’, o Sally Hansen Hard as Nails, e até um post que eu fiz pra minha colega blogueira Rebeca Rubio pro blog Dona Filó, sobre o Sally Hansen Diamond Strenght, antes de eu criar o Necessaire de Mulher.

Os produtos vão se ‘somando’… intercalo alguns, às vezes percebo que um é melhor que o outro e substituo… O Diamond Strenght, por exemplo, eu substitui pelo Hard as Nails, pois achei que, a longo prazo, ele funciona melhor.

Eu sempre gostei das minhas unhas bem compridas, mas há épocas em que elas cismam em ‘descamar’ nas pontas… as camadas das unhas vão se ‘desfazendo’, até que elas ficam bem fininhas e quebram.

Percebi que isso acontece quando elas estão mais ressecadas, quando eu fico muito tempo sem pintá-las, e então passo a hidratá-las mais ou a pintar pelo menos uma vez por semana.

De uns meses para cá, o meu produto salvador foi o Bepantol Derma. Atenção, meninas, não é o Bepantol normal, para passar em assadura de bebê! Vocês encontram em qualquer farmácia ou drogaria também e há duas versões: em creme (bisnaga de 20g) e em solução (frasco de 50ml). O que eu uso é o em creme.

‘Mas como é que usa isso?’. Fácil. Você pega um pouquinho na ponta do dedo, e massageia a região das cutículas e as unhas até a absorção. É lógico que só vai fazer diferença para as suas unhas se você estiver sem esmalte. Caso contrário, vai ficar massageando o esmalte, e não as unhas, não é? Então, eu aproveito o meu dia da semana de ‘descanso’ para as unhas (quando eu tiro o esmalte e só vou pintar novamente no dia seguinte), para fazer uma boa massagem com o Bepantol Derma, antes de dormir. No dia seguinte, as unhas estão hidratadas, sem sinal de ressecamento, e protegidas.

Uso também no momento de fazer as unhas. Como eu já mencionei em outros posts, eu não tiro as cutículas há anos, então uso o Bepantol pra massagear as cutículas, coloco os dedos na água morna, e elas ficam muito mais fáceis de empurrar. Se você tem o hábito de cortar o excesso com alicate, esse processo também vai ajudar muito, pois elas vão ficar hidratadas e bem soltinhas. Fica mais fácil de cortar sem machucar.

Além desses dois momentos, sempre que sobra um tempinho, eu hidrato as cutículas com ele, mesmo que as unhas estejam pintadas, porque assim elas não ressecam e evita aquele aspecto feio de unha ‘por fazer’ que a gente geralmente ganha alguns dias depois de ir à manicure ou fazer as unhas em casa. Cutículas hidratadas também garantem unhas mais fortes e saudáveis, visto que essa pele é a proteção da base de nossas unhas.

De quebra, ainda pode usar para hidratar os lábios e regiões mais ressecadas do nosso corpo, como cotovelos, joelhos, calcanhar… Muitas meninas já usavam a Bepantol comum para hidratar os lábios, mas nas indicações do produto a Bayer (fabricante) sempre disse que não era recomendada a ingestão do produto… e, se você passa algo nos lábios, com o falar, comer, beber, é impossível não ingerir os resquícios do produto. Logo, não era lá muito indicado.

Hoje, o Bepantol antigo passou a se chamar Bepantol Baby, para diferenciar do Bepantol Derma. O Bepantol Baby é mais espesso, tem um cheiro mais forte e, repetindo, é para assadura de criança! Não é para ficar passando em tudo quanto é canto, nem nos lábios!

Já o Bepantol Derma solução é indicado para a pele e também para os cabelos. Muitas meninas usavam o Bepantol antigo nos cabelos e depois de um tempo passaram a ter problemas com queda dos fios. O produto não era aconselhado para isso, mas mesmo assim usavam.

O que acontece é que o Bepantol Derma, específico para esse fim, já era comercializado há mais tempo no exterior e, com a ajuda da internet, a ideia se propagou. O pessoal achou que o Bepantol que as gringas usavam era o mesmo que era vendido aqui, a coisa tomou proporções cabeludas, virou uma bola de neve e em pouco tempo centenas de mulheres usavam o mesmo produto para os mesmos fins, mas para os quais o produto não era recomendado.

Vamos à ficha:

Bepantol Derma Creme

Marca: Bayer.

Descrição: Hidratante para áreas delicadas e com tendência ao ressecamento como lábios, região tatuada, unhas e cutículas, áreas depiladas, áreas de atrito constante, além de cotovelo, joelho e calcanhar.

Indicação: Indicado para homens e mulheres.

Modo de usar: Aplicar sempre que necessário, massageando suavemente.

Conteúdo da Embalagem: 20g

Preço: R$ 18,00 (*)

Avaliação:

Clique aqui para pesquisar preços on-line e comprar o seu.

E, se você já tentou de tudo, nada resolve, mas você continua cortando suas cutículas, cogite deixar esse hábito. No começo, você vai sentir dificuldade em olhar para as unhas e ver aquele monte de ‘pelinha’ sobrando. Aos poucos, conforme elas forem crescendo, se recuperando, e você hidratar sempre, vai perceber que elas ficam quase invisíveis e suas unhas agradecerão! Converse com seu dermatologista! 🙂

Update 21.11.2012: Após ser diagnosticada corretamente sobre o meu problema de pele – tive dermatite perioral e me diagnosticaram com rosácea – fiquei um longo período sem usar Bepantol. Quando voltei a usar, tive novamente os mesmos sintomas na pele (pústulas parecidas com espinhas, coceira e vermelhidão).

Consultando uma dermatologista, ela me informou que podem acontecer casos de alergia ao Bepantol devido à presença do Pantenol. O Pantenol é uma pró-vitamina que penetra na pele e se transforma em ácido pantotênico (vitamina B5).

Apesar de fazer parte naturalmente da composição de nossas células, principalmente da pele e dos cabelos, a aplicação tópica do Pantenol pode trazer reações alérgicas para algumas pessoas.

Por isso, se você nunca usou Bepantol e quer começar o uso, faça um teste antes. Passe em alguma região do corpo, deixe absorver e aguarde 24 horas. Caso não apareça nenhuma reação indesejada, pode usar normalmente. Se, pelo contrário, tiver qualquer tipo de sintoma de alergia (coceira, vermelhidão, pústulas, espinhas etc) em qualquer lugar do corpo, mesmo que não seja no local onde o Bepantol foi aplicado, descontinue o uso e procure um médico, certo? 😉

_______________

(*) Preço médio pesquisado na data desse post. Pode sofrer alterações.

2 Comentários (+adicionar seu?)

  1. vanessa
    jan 09, 2016 @ 18:32:25

    tambem serve bepantol derma solução para passar nas unhas?

    Responder

Deixe um comentário

