Maquiagem: 3) Corretivo – Disfarce perfeito

Olá, meninas, tudo bem?

Vamos continuar à nossa sequência sobre maquiagem?

Hoje falaremos dos corretivos.

Manchas, espinhas, olheiras… O corretivo disfarça tudo. Mas para conseguir isso ele precisa ser um pouquinho mais claro que o tom natural da sua pele. Se ele for mais escuro vai realçar ainda mais tudo o que você está querendo esconder.

Coloque um pouquinho do produto nos lugares que você quer disfarçar. Para espalhar, dê batidinhas suaves com a ponta do dedo. Quando for aplicar o corretivo na área ao redor dos olhos, use um pincel especial para isso.

Há controvérsias sobre ‘quando’ passar o corretivo: antes ou depois da base. Não há certo e errado. A solução é testar e ver como você se adapta e como consegue um resultado melhor.

Os que criticam que o corretivo venha antes da base alega que, ao espalhar a base, você acaba espalhando mais o corretivo, diminuindo sua cobertura.

Eu particularmente prefiro passar o corretivo depois da base. Primeiro porque a base já irá cobrir uma parte das imperfeições, logo, você usará menos corretivo para corrigir o que ainda for necessário, sem correr o risco de exagerar na quantidade de produto e criar um efeito sobrecarregado. Segundo porque também acho que, se passar o corretivo primeiro, ao espalhar a base, espalhará também o corretivo, ele acabará perdendo o seu efeito, e você terá de passá-lo novamente.

“É difícil alguém escapar de um toque de corretivo para eliminar pequenos sinais indesejáveis da pele ou olheiras que revelem cansaço no rosto. Até mesmo quem procura um look natural pode usar o corretivo para dar homogeneidade à pele, sem a necessidade de ter preparado antes com a base. Como o próprio nome diz, é o cosmético que vai direto à correção de pontos ‘machucados’ do rosto: desde pintas, vasinhos rompidos, espinhas, até olheiras, vermelhão em volta do nariz, manchas e cicatrizes.”

Duda Molinos

Tipos de corretivo

  • Corretivo em bastão ou lápis: difíceis de lidar, normalmente acabam por revelar a correção, ao invés de disfarçá-la;
  • Corretivo líquido ou cremoso: mais fáceis de controlar a intensidade do produto aplicado.

Cores de corretivo

Se você é iniciante em maquiagem. Esqueça essa parte. Tenha um corretivo um tom mais claro que sua pele, e ele servirá para corrigir a maior parte dos seus problemas.

Claro, se quiser começar a aprender a fazer uma maquiagem mais elaborada, compre os corretivos coloridos de uma marca mais barata (mas com produtos bons, por favor. Indico a marca Abelha Rainha, que tem os corretivos de todas as cores, são produtos ótimos e super baratinhos).

Basicamente, eles funcionam da seguinte forma:

  • Corretivo verde: é indicado para cobrir manchas avermelhadas, como espinhas e cicatrizes;
  • Corretivo amarelo: é indicado para neutralizar manchas arroxeadas, como olheiras e hematomas;
  • Corretivo violeta: é indicado para manchas amarronzadas e alaranjadas, como sinais e sardas;
  • Corretivo laranja: indicado para olheiras em peles morenas.

Para todos eles, vale uma regra: após aplicar o corretivo colorido, passe sempre o corretivo bege (um tom mais claro que sua pele) por cima. Ou seja, aplique primeiro o corretivo colorido e depois o corretivo cor da pele.

É uma técnica mais difícil de dominar do que simplesmente passar o corretivo cor da pele, mas o resultado final é uma pele muito mais perfeita e bem corrigida. Lembre-se que você precisa fazer camadas bem suaves, pois estará usando uma camada a mais de corretivo (a colorida). Se ‘pesar’ na mão, sua maquiagem ficará mais carregada e, portanto, menos natural.

Não é algo obrigatório para o dia a dia, e é mais aconselhável para dias de festas ou eventos importantes. É importante treinar bastante antes de sair por aí usando os corretivos coloridos.

Se quiser comprar esses corretivos coloridos da marca Abelha Rainha, entre no site Vivo Maquiada, da minha amiga e parceira Juliana. Com certeza vocês serão super bem atendidas e tenho certeza que se encantarão com mais algumas coisas que ela vende no site. É uma delícia! 🙂

Aproveitando… A Vivo Maquiada e o Blog Necessaire de Mulher sortearão, na próxima sexta-feira, dia 06 de Maio, um kit maravilhoso com produtos de maquiagem Abelha Rainha e uma paleta de 5 cores de sombras da Nyx.

E aí? Está esperando o que pra participar? Clique aqui, leia o regulamento, e participe! Boa sorte. 🙂

6 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Ana Carolina Lopes Mendes
    maio 06, 2011 @ 10:40:54

    Oie amei as dicas, eu uso o corretivo da nyx e ele é excelente se compara ao da MAC!!!!!
    Amei seu blog, visite o meu também: http://www.babadosdebeleza.blogspot.com

    bjos

    CArol Mendes

    Responder

  2. Adriana
    maio 07, 2013 @ 10:31:37

    Adorei!, aproveito para perguntar uma coisa: é que não consigo iluminar o rosto e qdo tento, ficam partes muitos claras, embora eu tenha pedido orientação a vendedora da loja para adquirir o produto, não estou conseguindo o resultado desejado, tem alguma dica? bju, obrigada. Adriana

    Responder

    • Necessaire de Mulher
      maio 07, 2013 @ 11:17:45

      Oi, Adriana, tudo bem?

      Iluminador é um produto complicado mesmo. A única dica que eu posso te dar é: pratique.

      Às vezes me perguntam qual iluminador é melhor: em pó, cremoso, em bastão… Não existe um iluminador ‘melhor’. O melhor é aquele com o o qual você se adapta e consegue aplicar de forma mais natural.

      O ideal é testar vários tipos de iluminadores (pó, bastão, cremoso…) e formas de aplicar (com os dedos, com pincel, com a embalagem do produto, antes da base, depois da base etc) até descobrir de qual forma você se adapta mais facilmente e te dá um resultado melhor.

      Para começar, procure iluminadores mais suaves e inicie sempre com uma quantidade BEM PEQUENA, aplicando com as pontas dos dedos. Esfume com os dedos dando leves batidinhas até que o produto praticamente desapareça e se for necessário, aplique mais um pouco.

      Espero ter ajudado, mas é mesmo uma questão de prática.

      Beijinhos.
      Fabi.

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: