Maquiagem: 1) Preparando a pele

Olá, meninas, tudo bem?

A partir de hoje vou fazer uma pequena ‘série’ de posts sobre maquiagem. São algumas noções bem básicas, truques e dicas, tipos de produtos, pincéis etc.

Caso tenham alguma dúvida, fiquem à vontade para perguntar nos comentários.

Vamos lá?

Antes de pensar na base, blush, sombra e batom que você vai usar, é preciso cuidar da pele, limpando e hidratando. Estes cuidados básicos ajudam na fixação da maquiagem, além de mantê-la com aspecto saudável. Fazer a maquiagem em cima de uma pele suja e oleosa compromete o resultado final.

Minha idéia aqui é passar algumas dicas das etapas que você precisa cumprir para deixar seu rosto prontinho para ser maquiado.

  • Limpar

Primeiro, prenda o cabelo para deixar o rosto livre;

Agora, aplique a loção ou o creme de limpeza, massageando o rosto e o pescoço em movimentos suaves, circulares e ascendentes. Use as mãos para espalhar o produto;

Em seguida, retire o excesso com papel absorvente ou um pedaço de algodão;

Depois, enxágüe o rosto com bastante água fria ou morna. Não use água quente porque ela resseca a pele e, ao mesmo tempo, faz as glândulas sebáceas produzirem mais óleo, o que é prejudicial, principalmente se você tiver pele com acne.

Dica: Se você prefere usar um sabonete em barra para limpar o rosto, tudo bem. Mas fique atenta: escolha um produto de formulação suave e que seja indicado para o seu tipo de pele.

  • Tonificar

Chegou a hora de aplicar a loção tônica. Passe com um chumaço de algodão, sem esfregar o rosto, apenas pressione suavemente, para evitar irritação da pele. Além de reequilibrar o pH, ela é importante para remover os resíduos do creme de limpeza que ficaram na pele.

Dica: Se você tem a pele sensível, cuide ainda mais para usar um produto específico para esse tipo de pele. Caso não encontre nenhum, é aconselhável não usar um tônico facial, tomando o cuidado de enxaguar muito bem o rosto a fim de retirar todo e qualquer resíduo do creme de limpeza.

  • Hidratar

Use uma espátula para tirar o hidratante da embalagem. Nunca coloque os dedos diretamente no pote porque você acaba contaminando o produto. É pra isso que serve aquela espátula pequenininha que geralmente acompanham os cremes das melhores marcas;

Coloque o hidratante na palma da mão, esfregue levemente uma na outra e pressione contra o rosto em todos os lugares que você quer hidratar.

O produto certo para você

Compre apenas produtos adequados para o seu tipo de pele. Só assim eles vão conseguir fazer seu trabalho. As peles secas, por exemplo, precisam de hidratantes mais densos, que formem uma película de proteção sobre o rosto. Os cremes se encaixam nessa categoria. As oleosas se dão melhor com produtos mais leves, em forma de loção ou gel. Eles hidratam, sem aumentar a oleosidade. E mais: fuja das loções tônicas que contenham álcool, seja qual for o seu tipo de pele. Essa substância tem o mesmo efeito da água quente, ou seja, além de ressecar, deixa as glândulas sebáceas ainda mais ativas.

Preserve sua beleza

Limpar, tonificar e hidratar o rosto todos os dias é importante não só para preparar a pele para a maquiagem. Essa rotina é fundamental para mantê-la bonita, jovem e saudável por mais tempo. Cuide bem de sua pele. Assim, você vai usar a maquiagem para realçar seus pontos fortes, e não como um disfarce para as rugas.

“Limpeza da pele, ao menos uma vez por dia. Se você usa maquiagem, faça pela manhã, antes de aplicar os cosméticos e, no final do dia, para retirar vestígios de sujeira ou maquiagem. Lembre-se: rosto, pescoço e colo pedem igual tratamento. Água e sabonete comum desengorduram e ressecam a pele. Por isso é melhor valer-se de um bom agente limpante – sabonete, loção, creme, spray ou gel – especialmente formulado para limpeza do rosto. Muita água corrente e fria é o que recomendam bons dermatologistas, em lugar de produtos que dispensam enxágüe. Um tônico para remover as impurezas mais resistentes dá a sensação de frescor e de pele limpa. E para completar a rotina, seu hidratante favorito é que vai desacelerar a perda de água.”

Duda Molinos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: